O Posto de Saúde Dr. Armando Augusto Almeida é a unidade de saúde do município de Nilópolis que atende ao bairro Nossa Senhora de Fátima, conhecido como Bairro Chatuba.
O Posto oferece atendimento ambulatorial diariamente, Clinica Média, vacinas, PSF (ESF), pediatria de terça à sexta-feira, PSF todos os dias, Clinica Médica as Quartas-feiras.
O Posto está ganhando uma grande quantidade de consultórios que vai aumentar a oferta de atendimento para a população.
No vídeo você vai conhecer melhor o posto e entender como utilizar melhor o serviço para o bem de sua família, outra coisa importante é que o posto já dispõe do serviço de informatização em rede, podendo fazer o encaminhamento de pacientes para as unidades que ofereçam os serviços que aqui não estejam disponíveis.
Redação Tony Ribeiro
|
28/06/2012
25/06/2012
A Hanseníase é uma doença muito conhecida no Brasil, principalmente pelo fato dela existir a muitos séculos. Ela pode ser detectada facilmente mas o tempo de encubação é muito grande, de 3 a 5 anos.
Se proliferando nos órgãos como a pele e nervos, em alguns casos ela pode atacar até os testículos, olhos e até o fígado. A hanseníase já foi conhecida por vários nomes populares como mal-de-lázaro, mal-de-sangue e lepra. Ela é causada pelo micróbio Bacilo de Hansen.
Não é facilmente contagiosa, apesar de ser contraída pelo ar. Felizmente a maioria das pessoas são resistentes ao micróbio, é comprovado que 95% de pessoas em contato com o micróbio não contraem a doença, e em algumas pessoas infectadas a doença nem se desenvolve.
O contagio não ocorre com um simples contato entre pessoas (contato social), mais que isso, para se transmitir a doença é preciso ter um contato mais intimo por mais de uma vez.
Um dos sintomas mais populares são os aparecimentos de manchas esbranquiçadas e avermelhadas pelo corpo, essas manchas normalmente são dormentes, inchaços, caroços ou até dor nas articulações e músculos também podem ser sintomas.
Nariz seco e com feridas e até com secreções de sangue pode aparecer. O tratamento é bem fácil de fazer, mais é claro que isso se você levar a serio o tratamento do começo ao fim. Ele é feito a base de medicamentos, no qual também pode depender do tipo de Hanseníase que você tenha, o tratamento pode levar de 6 a 12 meses, e ele é totalmente tranquilo.
A Secretaria de Saúde de Nilópolis tem programa específico para prevenção e tratamento, Diante de qualquer sintoma procure o Posto de Saúde mais próximo de sua casa.
Vídeo mediclik texto compilado do site Dicas Diárias - Redação Tony Ribeiro
|
21/06/2012
Foi prorrogado até o 27 deste mês, o prazo para os beneficiários do Programa Bolsa Família fazerem o Acompanhamento da Saúde referente a 1ª vigência de 2012. Para tanto é necessário levar ao Posto de Saúde, mais próximo de casa, crianças de 0 a 7 anos e mulheres de 14 a 44 anos para realizarem este acompanhamento e evitar assim o bloqueio do benefício.
As contrapartidas estimulam o aumento da escolarização e a melhoria na saúde da população pobre, contribuindo para o desenvolvimento e a inclusão social das famílias. Por isso, a atuação articulada entre a área de saúde e a gestão municipal do Bolsa Família é fundamental para aumentar o índice de acompanhamento. No segundo semestre de 2011, o percentual chegou a 71% do total das famílias no perfil. O desrespeito à contrapartida exigida pelo programa por cinco vezes resulta no cancelamento do benefício, segundo a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Confira a lista dos Postos de Saúde em Nilópolis
Centro de Saúde Doutor Jorge David -
Av. Getúlio Vargas, 1566, Centro.
Unidade de Saúde da Família MANOEL REIS -
Rua Antonio João Mendonça, s/n
Posto de Saúde Dr. Armando Augusto de Almeida -
Rua Marques Canário, 940, Nossa Senhora de Fátima.
Posto de Saúde Dorvil Almeida Lacerda -
Rua José Couto Guimarães, 1299, Paiol.
Posto Antônio Albuquerque Machado -
Rua Mário Valadares, s/nº, Novo Horizonte.
Posto de Saúde Nova Olinda -
Rua Amadeu Lara, s/nº, Olinda.
Posto de Atendimento Médico e Sanitário do Cabral -
Rua Rondon Gonçalves, s/nº, Cabral.
Posto de Saúde Frigorifico -
Rua José Martins, s/nº, Frigorifico.
Posto Médico Rosa Maria Perez -
Praça José Bonifácio, s/nº, Nova Cidade. |
19/06/2012
ATUANTE NOS POSTOS DE SAÚDE DE NILÓPOLIS
Neste sábado, dia 16 de junho, em paralelo com a campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite que aconteceu em todo o país e em todos os postos de saúde de Nilópolis, o Programa de Aleitamento Materno realizou importante trabalho na maioria dos postos da cidade.
|
17/06/2012
MOBILIZA POPULAÇÃO DE NILÓPOLIS
A Secretaria de Saúde de Nilópolis realizou neste sábado a campanha de vacinação contra a Poliomielite.
A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta principalmente crianças pequenas. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados, e se multiplica no intestino, de onde se pode invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas, mas continuam contaminando outras pessoas. Causa paralisia e deformações no corpo. Está sendo erradicada em todo mundo com graças as campanhas de vacinação.
"Os profissionais de saúde verificarão a necessidade de aplicar outras vacinas, como DTP (difteria, tétano e coqueluche), tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus Influenzae b – HIB), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e hepatite B", afirmou A subsecretária Estadual de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamoto.
Os postos de vacinação permaneceram abertos das 8h às 17h.
O Blog Saúde & Comunidade visitou o posto do Bairro Nova Cidade e acompanhou parte do trabalho, a unidade dispunha de 750 doses da vacina, mas até uma hora da tarde apenas 250 crianças haviam comparecido para a vacinação.
O atendimento foi tranquilo e rápido, os pais se mostraram satisfeitos com o atendimento e no balanço geral o resultado foi positivo, já que na média foi alcançada a meta estabelecida.
Redação Tony Ribeiro
|
Assinar:
Postagens (Atom)