O Ministério da Saúde entre o dia 14 e 30 de dezembro, aprovou e empenhou vários projetos apresentados pela Prefeitura de Nilópolis com o objetivo de ampliar e qualificar a Atenção Básica em Saúde. Através do Plano Nacional de implantação de Unidade Básica de Saúde para as equipes da Estratégia de Saúde da Família, Nilópolis receberá recursos para construção de 2(dois) novos Posto de Saúde, estes Postos da Estratégia Saúde da Família serão construídos nos bairros de Santos Dumont e Manuel Reis. Nossos projetos apresentados para o Programa Academia da Saúde foram aprovados e receberemos o incentivo para a construção de 5(cinco) Pólos da Academia da Saúde. Para completar esta leva de boas notícias, todos os projetos apresentados ao Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), foram aprovados e já estão empenhados recursos do Ministério da Saúde para a reforma de todos os Postos de Saúde de Nilópolis. A Prefeitura esta em fase final de construção de 2(dois) Postos de Saúde nos bairros do Cabuis e Olinda, e iniciará a construção de outros 2(dois) Postos nos bairros da Mina e Centro. Aguardem notícias sobre o Novo Hospital Municipal Juscelino Kubitschek, em breve! O Ano de 2012 será o ano da Saúde para Nilópolis! Feliz 2012, muita paz, harmonia, prosperidade e SAÚDE para todos! |
30/12/2011
Nilópolis dá um grande passo para ampliar a Estratégia de Saúde da Família
18/12/2011
Assista a esse vídeo do RJTV sobre a UPA de Nilópolis.
Morador de Mesquita em entrevista ao RJTV.
A UPA 24h de Nilópolis foi inaugurada em 05 de agosto de 2011 e até hoje dia 22 de dezembro de 2011 já atendeu a mais de 33.700 pessoas. A média diária de atendimento desta UPA vem subindo mês a mês, em agosto a média de atendimentos diários foi de 229 pacientes e vem sucessivamente subindo, setembro – 242, outubro – 230, novembro – 251 e agora em dezembro, até o dia 22, a média esta em 273 pacientes atendidos por dia.
Os números de atendimentos demonstram que a UPA 24h de Nilópolis é uma unidade Regional, apenas 59,63% dos 33.718 pacientes atendidos, desde sua inauguração, são moradores de Nilópolis, os outros pacientes que buscam atendimento em Nilópolis vem de São João de Meriti com 18,05% dos pacientes atendidos, Mesquita com 10,40%, Nova Iguaçu com 6,86% e Rio de Janeiro com 3,14%.
Por todos os números apresentados, afirmamos que a UPA 24h de Nilópolis é um sucesso, e já tem a confiança de moradores de todos os municípios vizinhos.
A UPA 24h de Nilópolis fica no bairro Cabuis, próxima a Via Light.
>>>Participe da nossa enquete ao lado e dê sua opinião<<<
A População da Chatuba está de Parabéns!
E a guerra contra a dengue, encerrou mais uma batalha neste Sábado dia 17, a Prefeitura de Nilópolis, colocou mais uma vez o seu exército da Saúde nas ruas. Dessa vez, as operações aconteceram no bairro Nsa. Senhora de Fátima, na Praça Armada Igreja, perto da Escola Poeta Drummond de Andrade. As equipes da Secretaria de Saúde visitaram 214 residências e encontraram 6 focos do mosquito, um índice de infestação menor que 3% quando a meta é 20% e enquanto a OMS recomenda 5%.
É um resultado bastante positivo demonstrando que o trabalho que vem sendo feito no dia-a-dia está surtindo o efeito esperado, agora é contar com a colaboração de toda a população para que esses números não se alterem.
Enquanto as Guardas de Endemias faziam o trabalho domiciliar, a equipe de educação em Saúde (IEC), atendia a comunidade na praça, orientando como proceder ocupando seu tempo apenas 10 minutos por semana para interromper o ciclo do mosquito.
Simultaneamente a Secretaria de Serviços Públicos marcava sua presença realizando obras de manutenção no bairro, e limpeza do espaço público.
Quem não tava nem aí pro mosquito da dengue foi a criançada, que aproveitou a manhã pra se divertir no pula-pula que a Secretaria de Saúde instalou na praça.
13/12/2011
Chegou a vez da Chatuba!
O Projeto Nilópolis Contra a Dengue, que vem mobilizando todos os bairros de Nilópolis numa grande convocação a população para o combate a dengue, chega neste sábado (17) à Chatuba. O bairro que já tem um atendimento sistemático, de acordo com o planejamento da Coordenação de Controle de Vetores, receberá neste sábado um reforço no atendimento, com uma grande mobilização, concentrada na praça Armada Igreja, que fica localizada no cruzamento da Rua Castelo Branco com R. Cel. França Leite (bairro Ns. de Fátima).
A participação da Comunidade é importante, comparecendo a praça para o atendimento, orientação, esclarecimento de dúvidas sobre a doença e sobre o atendimento na cidade, além de auxiliar no trabalho de nossos agentes que estarão visitando as casas da comunidade investigando focos do mosquito. A criançada contará com a participação do Grupo de Teatro que apresentará uma peça muito divertida e que em meio a muitas gargalhadas ensina como combater o mosquito da dengue.
Prefeitura do Rio e de Nilópolis unidas contra a Dengue"
Hoje a equipe de combate a Dengue, da Secretaria de Saúde de Nilópolis, somou esforços junto a Secretaria de Saúde do Município do Rio, para realizarem um verdadeiro arrastão contra a dengue, nas margens do rio Pavuna, que separa os dois municípios. De um lado do rio, os Guardas de Endemias a serviço da prefeitura do Rio faziam o seu dever de casa enquanto do outro lado a nossa Tropa de Elite revisava operações que já vem sendo realizadas periodicamente durante todo o decorrer do ano. A Coordenação de Controle de Vetores de Nilópolis trabalha dentro de um cronograma rigoroso, o que mantém o município em um patamar privilegiado na região no que se refere ao Combate a Dengue. Em virtude disso, os Agentes de Nilópolis fizeram um trabalho de revisão, e apesar de encontrar algum foco, o que já era esperado, pode verificar que está tudo dentro do previsto para aquela região. E a expectativa é de que o índice fique ainda mais baixo, já que os dois lados do rio estarão em estado de vigilância.
Assista ao Vídeo
11/12/2011
Chuva não atrapalhou ação contra a Dengue.
Apesar da chuva que reduziu a participação da comunidade e dificultou os trabalhos, as equipes da prefeitura não deixaram de realizar as ações previstas no Bairro da Mina. Devido ao tempo ruím não aconteceu a apresentação teatral que estava prevista para alegrar (e orientar) a criançada, mas a turma miúda se divertiu olhando pelo microscópio as várias fazes do mosquito.
Uma equipe da prefeitura realizou obras de reparo na estrutura das ruas, limpando e substituindo as Boca de de lobo (como são conhecidas as tampas dos bueiros). Outra equipe formada por Guardas de Endemias visitaram as residências do bairro numa grande operação de Caça ao Mosquito, as equipes procuravam por criadouros, focos do mosquito e realizaram o tratamento preventivo, além de dar as orientações para os moradores e tirarem dúvidas. Foram visitados 1.108 imóveis, onde em 5 deles foram encontrados focos do mosquito, estes foram eliminados pela equipe da Secretaria de Saúde.
As equipes montaram duas tendas no cruzamento das ruas Carlos Souza Fernandes e Ver. Francisco Nunes Silva, onde atendiam a população e de onde partiam as orientações para a realização das ações.
No próximo sábado dia 17, as ações acontecerão no bairro da Chatuba, e os moradores podem se preparar porque a Secretaria de Saúde enviará cerca de 30 guardas de endemias para o combate a dengue e 30 Agentes Comunitários de Saúde para o atendimento familiar.
07/12/2011
Sua saúde sendo levada à sério!
Na marcha acelerada para atender a toda a comunidade de Nilópolis, a Prefeitura inaugurou hoje (07/12), mais um posto de saúde na cidade.
Trata-se do Posto da Estratégia Saúde da Família que vai atender aos moradores do bairro Manuel Reis.
Essa é uma vitória da comunidade que não precisará se deslocar para longe quando necessitar de um atendimento.
"O posto contará com 3(três) equipes da Estratégia Saúde da Família, compostas por 1(um) médico generalista, 1(um) enfermeiro, 1(um) técnico de enfermagem e 12(doze) agentes comunitários de saúde, em cada equipe. Teremos também 1(um) pediatra para o acompanhamento do desenvolvimento infantil e atendimento de crianças e adolescentes do bairro. Todos os exames laboratoriais solicitados pelos médicos e enfermeiros, no Posto do Manuel Reis, serão coletados no próprio Posto, pelo laboratório de referencia, em no máximo 6(seis) dias os resultados estarão disponíveis para o paciente e seu médico no Posto de Saúde. Esta rotina de realização de exames já ocorre deste 1º de novembro de 2011, em todos os Postos de Saúde", falou o Secretário de Saúde Franklin Monteiro.
À partir de hoje, os moradores do bairro Manuel Reis tem motivo pra comemorar esse grande presente de Natal, a tranqüilidade de um atendimento médico perto de casa.
Mas a prefeitura continua empolgada com os trabalhos e promete grandes surpresas para as outras comunidades de Nilópolis. Esta é a sua saúde sendo levada a sério.
Nilópolis Contra a Dengue dia 10, no Bairro da Mina
Depois do sucesso obtido no trabalho realizado no dia 26 de novembro, quando a Prefeitura Municipal de Nilópolis colocou toda a equipe da saúde que trabalha no combate a dengue, a serviço direto da comunidade, num grande mutirão que visitou cada logradouro do bairro Nova Olinda e realizou todo o trabalho educativo para a conscientização e a sensibilização da população para combater a Dengue. A Secretaria de Saúde do Município (SEMUSA), convida a toda a população a vir somar esforços em uma grande operação de ataque contra a dengue no Bairro da Mina. O objetivo é complementar o trabalho anterior, interrompendo o ciclo de procriação do mosquito.
Se repetirá a mesma mobilização realizada anteriormente, com o mesmo espírito de luta e a mesma certeza de vitória, graças a participação coletiva que integra o serviço público e a comunidade.
"Os trabalhos realizados em todos os bairros tem alcançado resultados extremamente satisfatórios, e o mais importante é o envolvimento das comunidades que o projeto alcança"
06/12/2011
DEZ MINUTOS CONTRA A DENGUE
A parceria do Governo do Estado, a Prefeitura de Nilópolis e o Jornal Extra tem reforçado a campanha contra a Dengue que vem sendo feita dentro do município.
O combate a dengue é feito em nossa cidade com muita seriedade, motivo pelo qual, Nilópolis é um dos, senão, o município com o menor índice de infestação do mosquito da dengue, dentro da região da Baixada Fluminense. As equipes bem orientadas, visitam as áreas mapeadas pela coordenação da campanha, tratando casa por casa e retornando antes de completar o ciclo para garantir o resultado esperado. Simultaneamente, a equipe do IEC, que trabalha com a orientação pedagógica da campanha, atua, nas escolas, (Publicas e particulares), Associações de Moradores entidades religiosas, promovendo palestras que orientam a população em como colaborar com o desenvolvimento da campanha. Em complemento, o Grupo de Teatro de Fantoches, realiza apresentações preparando a criançada para uma formação futura com o espírito de prevenção. O IEC conta ainda com um grupo de teatro que realiza projetos em escolas e praças, além da produção de vídeo com estórias infantis que misturam entretenimento e informação para adultos e crianças. Os vídeos produzidos em DVDs, são exibidos em telão no projeto "Dengue Virou Cinema" e doado para escolas e postos de saúde para que sejam reproduzidos para o maior número de espectadores possível.
Se a população se inserir nesse projeto proposto pelo estado, e a cada semana ocupar dez minutinhos de seu tempo para os cuidados básicos, somado a toda a empreitada que vem sendo realizada, certamente o "Bicho Papão" da dengue não assustará ninguém nesse verão, vamos torcer e trabalhar.
04/12/2011
PROJETO NILÓPOLIS CONTRA A DENGUE
A prefeitura de Nilópolis está promovendo todo sábado um grande mutirão contra a Dengue. Toda a equipe da secretaria de saúde é mobilizada para um determinado bairro, onde acontece uma serérie de procedimentos, além do atendimento direto a comunidade, com exame de glicose e aferição de pressão, os Agentes Comunitários de Saúde dão orientação a população interessada em vencer a guerra contra o mosquito. Simultaneamente a equipe operacional, formada pelos Agentes de Combate a Endemia, visita casa por casa promovendo uma varredura nos quarteirões que cercam o local do evento, que geralmente acontece numa praça ou próximo ao posto de saúde que atende a comunidade.

A Equipe de Educação, (IEC) promove palestras e atividades lúdicas como recreação para a criançada, teatro de Fantoches e apresentação de peça teatral.
O trabalho de combate a Dengue que acontece rotineiramente por toda a cidade durante toda a semana, é concentrado em um bairro a cada sábado para sensibilizar a comunidade da importância de vencermos essa guerra, que ameaça drasticamente nesse verão devido a chegada de um novo vírus (Dengue 4) contra o qual a população não está imunizada e principalmente as crianças até 12 anos.
A proposta do município é estender as operações do projeto até março de 2012, quando se deverá atingir o clímax da epidemia. Sem uma ação agressiva como essa os números do verão podem se tornar assustadores. Neste sábado dia 3 o projeto beneficiou o bairro Cabral realizando um belíssimo evento, no próximo sábado, (dia 10 de dezembro) O projeto se deslocará para o bairro Nova Cidade, e contará com 30 Agentes de Combate a Endemias e 24 Agentes Comunitários de Saúde.
Assinar:
Postagens (Atom)