O Programa de Prevenção Contra Tuberculose atende gratuitamente a qualquer paciente, aos primeiro sintomas procure o Posto de Saúde mais próximo de sua casa. É importante saber que a Tuberculose tem cura, e duas semanas depois que é iniciado o tratamento, o paciente não é mais transmissor. A doença é transmitida pelo ar, portanto é importante que sua casa seja bem arejada e iluminada pelo sol. Importante saber que a tuberculose é uma doença transmitida por bactéria específica, logo, nenhuma outra doença pode virar tuberculose, o que ocorre é que com a imunidade baixa por motivo de uma outra doença o paciente fica mais vulnerável em caso de contato. É fundamental o apoio da família, para que o paciente não abandone o tratamento sem orientação médica, nesse caso sim, a doença não tem cura e é fatal.
Por: Tony Ribeiro
|
28/08/2012
25/08/2012
UPA COMEMORA 100.000 ATENDIMENTOS
NESTE DOMINGO DIA 26-08
NESTE DOMINGO DIA 26-08
Mais uma vitória!
Prestes a realizar o 100.000º atendimento (até as 15:00h de hoje tinhamos relizado 99.896 atendimentos desde a inauguração) a UPA 24h de Nilópolis foi qualificada pelo Governo Federal, com mais recursos podemos ampliar ainda mais nossa qualidade.
23/08/2012
Os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), podem ser de tipo I, II, III, Álcool e Drogas (CAPS AD) e Infanto-juvenil (CAPSi), Municípios com mais de 70.000 a 200.000 habitantes estão habilitados a criar um - CAPS II, CAPS AD e rede básica com ações de saúde mental . Nilópolis, inaugurou no dia 13 de agosto deste ano seu CAPS AD, unidade especializada em Álcool e Drogas. Mesmo sem uma aparelhagem apropriada para o atendimento AD, Nilópolis vem realizando esse trabalho à pelo menos 22 anos. Agora a equipe se sente realizada em poder atender melhor a clientela dessa natureza. O CAPS AD, fica na Av. Mirandela, 580 e o interessado não precisa de encaminhamento médico, basta chegar até a sede e se inscrever no programa..
Por: Tony Ribeiro
|
21/08/2012
Na comemoração dos 65 anos de emancipação do município de Nilópolis, além da série de eventos populares que aconteceram em vários pontos da cidade, principalmente na praça de eventos, trazendo bandas pop como J. Quest, que se apresentou no primeiro dia, Sorriso Maroto, bandas locais e artistas da música Gospel, neste feriado do dia 21, a prefeitura organizou um magnífico desfile cívico, onde as escolas do município contaram ano à ano a história da cidade.
As Secretarias Municipais deram demonstração de suas atividades, mostrando que nesta gestão, todos tiveram muita criatividade e desenvolveram projetos de extrema importância para a população da cidade. A Secretaria de Saúde, administrada pelo Secretário Franklin Monteiro, fez um desfile magnífico, mostrando em detalhes o desenvolvimento de cada programa de saúde implantado no município, e mostrando mais uma vez com tem sido o atendimento no Hospital Municipal JK. Um compacto do desfile da Saúde pode ser visto no nosso vídeo.
Redação: Tony Ribeiro
|
20/08/2012
PARABÉNS POVO NILOPOLITANO.
As festividades em comemoração aos 65 anos de Nilópolis não param. Na próxima terça, 21 de agosto, data em que se comemora o aniversário da cidade, a Avenida Mirandela, no Centro vai receber, a partir das 7 horas, o esperado Desfile Cívico.
Realizado pela prefeitura, o evento é um dos pontos altos da comemoração do aniversário da cidade e será iniciado com a tradicional cerimônia de hasteamento das bandeiras em frente ao prédio da Prefeitura. Participarão do Desfile Cívico, bandas militares e fanfarras de Nilópolis e de municípios vizinhos; o efetivo da Guarda Municipal; escolas das redes municipal e estadual de ensino; instituições e entidades não governamentais, além de todos os departamentos e secretarias da Prefeitura de Nilópolis, que prometem muitas surpresas para o público.
Por: Superintendência de Propaganda e Marketing
|
17/08/2012
(Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas)
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas em Nilópolis, é um anseio da população há muitos anos, à cerca de 22 anos, o serviço de atenção ao usuário de álcool e drogas vem acontecendo de maneira informal .
O CAPS AD, atende exclusivamente ao paciente usuário de Álcool ou outro tipo de droga, oferecendo um acolhimento com características específicas. Um aspecto importante do CAPS AD, é a forma de entender a realidade do paciente, observando o aspecto clínico, sem julgamento de conduta ou criticas pessoas. O objetivo é oferecer oportunidade de recuperação a qualquer paciente interessado no tratamento proposto. Além de um espaço físico bem acolhedor, o CAPS AD, dispõe de uma equipe formada por dois psiquiatras, um clinico geral, enfermeiros, psicólogos, oficineiros, terapeutas ocupacionais e educador físico. O interessado no tratamento, não depende de encaminhamento médico, podendo o próprio se dirigir a unidade e solicitar o atendimento.. Dirigido pela Psicóloga Adela Carneiro, o CAPS AD é uma realização de um sonho, a muito tempo sonhado pela população de Nilópolis, que veio se concretizar na gestão do atual Governo, através da alavancada que o Governo deu na área da Saúde, com a entrada do novo secretário Franklin Monteiro.
Redação Tony Ribeiro
|
14/08/2012
(Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas)
No dia 13 de agosto do corrente a Cidade de Nilópolis ganhou mais um reforço no combate a Dependência Química, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas ou simplesmente CAPS AD foi inaugurado.
Esta unidade de saúde é especializada em atender os dependentes de álcool e outras drogas, dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do “paciente” sem priva-lo de sua liberdade, buscando sua reinserção social. O CAPS AD oferece atendimento diário aqueles que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, e permite neste sentido o planejar terapêutico dentro de uma visão individualizada de evolução contínua. Esta unidade contará com uma Equipe Multidisciplinar de profissionais qualificados formada por Psiquiatras, Psicólogos, Assistentes Sociais, Terapeutas Ocupacionais, Enfermeiros, Professores de Educação Física entre outros. Todos os encaminhamentos deverão partir das Unidades de Saúde da região, ou mesmo o paciente poderá chegar ao CAPS AD através de demanda espontânea, pois cada profissional da equipe está voltado a deixar de lado a “visão de holofote”, que focaliza apenas uma parte da cena, buscando o olhar em todo o seu conjunto, oferecendo assim, um acolhimento, um atendimento mais humanitário. No CAPS AD serão oferecidas atividades recreativas, educativas, profissionalizantes e atividades físicas, buscando sempre proporcionar a mudança de comportamento e, conseqüentemente, melhorar a qualidade de vida dos usuários. Neste espaço, ainda, estão previstas palestras educativas por toda equipe, psicoterapias de grupo e individual e sessões de psicoterapia familiar. A problemática do Álcool e outras Drogas se insere na área da saúde pública manifestando-se sem distinção de classe social, sexo, idade ou nível de instrução, apresentando como consequências, custos sociais e econômicos bastante elevados, por isto e por muitos mais, parabéns ao governo que mais uma vez demonstrou sua preocupação com o povo. O CAPS AD NOVOS TEMPOS, fica na Av. Mirandela nº 580, centro de Nilópolis próximo a Praça Orlando Hungria (Antiga Pç. dos Estudantes) A Direção da Unidade é de Adela Carneiro e o Programa de Saúde Mental é Coordenado por Josiane Bonadiman.
Redação Henrique Cocenza
|
09/08/2012
COMEMORATIVO DO ANIVERSÁRIO DE NILÓPOLIS
A Secretaria Municipal de Saúde de Nilópolis se prepara para o desfile Cívico dia 21 de agosto em comemoração ao aniversário da cidade.
O Superintendente de Programas, Dr. Paulo Cesar, se reuniu nesta terça-feira dia 07 de agosto, com os coordenadores dos programas desenvolvidos pela Secretaria para definir a apresentação no desfile organizado pela Secretaria de Educação. No vídeo, você acompanha parte da reunião feita pelo Superintendente com o IEC, equipe responsável pela organização da Secretaria no evento.
Redação Tony Ribeiro
|
08/08/2012
Na terceira parte da Audiência Publica, concedida pelo Secretário de Saúde Franklin Monteiro ao Conselho de Segurança na Câmera de Vereadores de Nilópolis, ele mostrou o desenvolvimento de todas as etapas da obra do Hospital Municipal JK, e garantiu que o novo Hospital será um orgulho para o povo nilopolitano.
A reforma total vai custar mais de Dez Milhões de Reais e foi dividida em quatro etapas, das quais a primeira já está em andamento com mais de 50% concluídos e o restante com os recursos garantidos. A ideia é reinventar o Hospital Municipal Juscelino Kubitschek e ainda acrescentar um novo bloco(prédio), a previsão é que as duas primeiras fases da reforma do hospital estejam concluídas até dezembro deste ano. É importante dizer ainda, que apesar dos boatos, o HMJK continua funcionando e atendendo a todos os casos de urgência e emergência, inclusive os ortopédicos. As gestantes estão sendo encaminhados para o Hospital Estadual da MÃE e Hospital Estadual de Nilópolis, através de uma parceria com o Governo Estadual, mas segundo Monteiro, nossa maternidade reinaugurará em grande estilo, oferecendo um atendimento invejável até pelos hospitais particulares.
Redação Tony Ribeiro
|
07/08/2012
NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE MANOEL REIS.
Uma visita ao Posto de Saúde Manoel Reis, para que as pessoas possam conhecer melhor e ver a opinião de pacientes que usam os serviços do posto.
O posto inaugurado em dezembro de 2011 é o mais novo da rede e do mesmo modo que os que estão em fase de acabamento para inauguração, atende as especificações recomendadas pelo SUS. O surpreendente é que olhando de fora a Unidade Básica de Saúde Manoel Reis parece pequeno, mas quando você entra, percebe que a quantidade de consultórios atende com boa margem a demanda imposta pela comunidade.
Redação Tony Ribeiro
|
06/08/2012
PAROU DE FUNCIONAR OU NÃO?
Dando continuidade ao vídeo, onde o Secretário de Saúde Franklin Monteiro presta esclarecimentos na Câmara de Vereadores de Nilópolis sobre as denúncias de fechamento do Hospital Municipal.
Tomamos conhecimento de detalhes sobre o andamento das obras, e pudemos verificar que realmente o hospital continua funcionando quase que normalmente, o que parou na verdade é a maternidade, parou para as reformas necessárias. A Secretária de Obras Patrícia Ferreira Abdalla, esteve presente e complementou as informações sobre o andamento das obras e sobre os recursos captados do Governo Estadual para garantir o progresso dos trabalhos.
Redação Tony Ribeiro
|
03/08/2012
NA CÂMARA DE VEREADORES DE NILÓPOLIS
Convidado pelo Conselho de Segurança da Câmara de Vereadores de Nilópolis, o Secretário Municipal de Saúde Franklin Monteiro, apresentou explicações sobre o que está acontecendo verdadeiramente no Hospital Municipal JK.
Conforme explicou o presidente do Conselho na abertura dos trabalhos, o convite foi feito mediante a denuncias de que o Hospital Municipal estaria fechado, privando a comunidade nilopolitana e das cidades vizinhas, do atendimento médico necessário. O Secretário utilizando de internet, mostrou a todos os presentes, incluindo jornalistas e blogueiros de Nilópolis, dados do atendimento, mostrando os resultados em tempo real, provando que o funcionamento do hospital é fato. Aproveitando a oportunidade Franklin apresentou um histórico das fontes de captação de recursos para a realização das obras em andamento. Ficou bem claro que quem fala que o Hospital Municipal não está funcionando, ou fala por falta de conhecimento, ou mente na intenção de manipular a opinião dos menos informados, por alguma intenção que poderia ser qualificada no mínimo de má fé.
Redação Tony Ribeiro
|
Assinar:
Postagens (Atom)