25/01/2012


DENGUE VIRA SAMBA DE ENREDO 
PARA O CARNAVAL DO ANO INTEIRO


Essa é a proposta do Secretário de Saúde, Franklin Monteiro, aproveitar o Samba de Enredo criado pelos blocos carnavalescos de Nilópolis para se tornar o Hino da Campanha Contra a Dengue em 2012.
A Iniciativa foi do Secretário de Cultura Augusto Vargas, que incentivou aos blocos a apresentarem seus sambas de enredo com o tema voltado para a orientação de combate a dengue.
Os dois finalistas se apresentaram neste domingo (22), na quadra da Praça Benedito Vaz Vieira (Na Estr. Mirandela). O vencedor foi o samba do compositor João Conga, que além de compositor da Beija-Flor de Nilópolis também compõe no bloco “Unidos do Ponto”.
O Samba vencedor vai entrar em estúdio nas próximas, a partir daí o Samba representará a Campanha de Combate a Dengue, não só na avenida como durante o ano todo em atos e ações contra dengue realizadas pela Secretaria de Saúde.

ASSISTA AOS VÍDEOS   APRESENTAÇÃO       SAMBA VENCEDOR

CABUIS EM ALERTA CONTRA EPIDEMIA DE DENGUE

A ação “NILÓPOLIS SEM DENGUE” estará acontecendo neste sábado dia 28 de janeiro estará acontecendo no bairro Cabuis, mais precisamente no cruzamento da  Carlos Alves de Oliveira  com a rua Antônio Pereira (Próximo a UPA de Nilópolis).
Como acontece em todas as ações, de 9:00 às 13:00 horas, a Secretaria de Saúde colocará a disposição da comunidade seus Agentes de Combate a Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e a Equipe de Controle de Roedores. 
O Bairro Cabuis, para efeito de controle do mosquito da dengue, é dividido em duas partes, Cabuis I e Cabuis II, apesar da proximidade, os dois Cabuis apresentam diferenças no índice de infestação do mosquito:
Cabuis I: 144 Imóveis inspecionados 2 positivos IIP 1,3% Médio risco.
Cabuis II: 70 Imóveis inspecionados 3 positivos IIP 4,2% Alto risco.
O objetivo é conseguir a parceria da população para reduzir a zero os focos do mosquito da dengue.
Os ACEs e ACSs, visitarão as casas do bairro para fazer uma varredura e exterminar qualquer foco do mosquito ali encontrado.
No ponto de concentração, será montada uma tenda onde a população poderá apresentar denúncias de focos do mosquito, em suas casas ou na vizinhança.
A equipe do laboratório estará demonstrando como é feito o trabalho de identificação do mosquito.
Para o lazer da criançada será montado um pula-pula onde a criaçada poderá se divertir gratuitamente. 

23/01/2012




SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
promete não medir esforços contra a dengue.


Em discurso sincero e emocionado, a Secretária de Educação do município de Nilópolis, a Professora Eva Vasconcelos, colocou sua secretaria a disposição da SEMUSA, para o apoio a  qualquer atividade em combate a dengue.
Segundo a Secretária, as iniciativas do atual Secretário de Saúde demonstram um verdadeiro interesse em melhorar a qualidade de vida dos moradores de Nilópolis, transformando a Saúde em “espaço de felicidade” para a população da cidade.
A proposta é promover uma oficina de reciclagem para os professores para que eles possam se tornar multiplicadores. Além de realizar na rede escolar eventos como, teatro, fantoche e palestras educativas sobre dengue.

ASSISTA AO VÍDEO

Saúde ganha o reforço do Meio Ambiente 
contra a Dengue.

A Secretaria de Saúde, depois de fecha a parceria com o Secretário Augusto Vargas da Cultura, dá um grande passo para a integração entre as Secretarias do município de Nilópolis, firmando uma forte parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Secretário Renato Rabelo.  Levando em conta que o equilíbrio ecológico melhora a qualidade de vida, conseqüentemente está relacionado a saúde.
  Utilizando o modelo de armadilha contra o mosquito, desenvolvida pelo Prof. Maulori Cabral do Departamento de Virologia do IMPPG-UFRJ à cerca de cinco anos, a Secretaria de Meio Ambiente de Nilópolis vai engrossar fileiras no combate a dengue.
Outras iniciativas também são muito importantes, como a coleta seletiva do lixo, e reciclagem de entulhos de obras, que ajudam no controle de roedores e até mesmo a diminuir os criadouros de mosquito da dengue.

21/01/2012

Todos contra a Dengue!


Olinda Contra a Dengue
A ação concentrada de combate a dengue chega ao bairro de Olinda.
O evento acontecerá na Esquina da Rua José Couto Guimarães com a Rua NSª de Fátima (Próximo a Feira do Tunel de Olinda), a população está toda convidada. É hora de se juntar contra o Mosquito da Dengue.


ASSISTA AO VÍDEO

20/01/2012

Edital do processo seletivo para o fortalecimento das ações de Saúde Mental em Nilópolis

Clique na imagem para ampliar, baixar ou imrimir.









Baixe a ficha de inscrição aqui





A Ficha de Inscrição deve ser impressa, preenchida e entregue juntamente com a documentação no Setor de Departamento Pessoal do Posto Central do SUS – Rua Alberto Teixeira da Cunha, 154 – 5º andar (Próximo ao Correio) no horário de 08:00 às 17:00h.

18/01/2012



Resultado do LIRAa


PERÍODO: De 02 a 06/01/2012
TOTAL DE EXTRATOS: 7
Imóveis inspecionados: 3.223
Imóveis positivos: 66   IIP: 1,9% (médio risco)
Depósito positivo: 72 (destaque para caixa d’ água ao nível do solo e barril. Total de 31)           IB: 2,1 %

Total de imóveis inspecionados por extrato*


             Em todos esses Bairros, o depósito predominante para infestação do Aedes, é caixa d’ água ao nível do solo e tonel. Segundo os moradores isso se deve a falta de água freqüente, daí a necessidade de se utilizar esses depósitos e outros.
            Estamos realizamos ações nesses Bairros todos os sábados, a fim de inspecionar, tratar e quando possível eliminar esses depósitos. A Equipe de IEC  esta presente nesses imóveis positivos no intuito de levar a mensagem educativa e orientação quanto a esses depósitos que normalmente ficam abertos e expostos, e a  prevenção contra a  Dengue. A Equipe de Saneamento,  colocou capa nas caixas que estavam abertas e sem tampa, firmando mais uma forma de prevenção ao Aedes Aegypti.


*Clique no  Extrato  para ver os dados.

15/01/2012

Ampliação da oferta de exames laboratoriais em Nilópolis completa dois meses




Os nilopolitanos que foram à consulta médica nos postos de saúde do município nos últimos dois meses tiveram uma grata surpresa: os exames laboratoriais solicitados não só estão sendo agendados para o dia seguinte, como os resultados estão sendo disponibilizados em, no máximo, cinco dias. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Franklin Monteiro, chegou-se a essa realidade após a elaboração e execução do Plano para Ampliação da Oferta de Exames Laboratoriais no município. "Antes o médico solicitava o exame, o paciente precisava vir ao Posto Central para marcar e tinha casos que a espera chegava a quatro meses para a coleta ser feita. Era visível que algo precisava ser feito, então, seguindo parâmetros do Ministério da Saúde elaboramos o plano", explicou.

Segundo o secretário, a oferta era pouca para tamanha demanda, então o primeiro passo foi descobrir quantos exames seria preciso disponibilizar para atender a população de forma satisfatória. Esse cálculo foi feito seguindo o que sugere o ministério e concluiu-se que para cada 100 consultas são gerados 70 pedidos de exames e em Nilópolis seriam necessários realizar 28 mil exames por mês, ou seja, uma média de 260 pacientes com exames coletados por dia.

Além de uma oferta maior, toda a dinâmica para a realização do exame mudou na rede pública. Agora os pacientes não precisam mais vir ao Posto Central marcar. Na recepção do posto de saúde de seu bairro, o exame é agendado para o dia seguinte à consulta e também não é mais preciso vir ao laboratório, sempre localizado no Centro, para fazer a coleta ou entregar o material, já que todo o procedimento é realizado no posto. "Os laboratórios credenciados passaram a disponibilizar um profissional para ficar no posto durante a parte da manhã. Isso significa, além de mais rapidez no processo de coleta e na entrega do resultado, também economia de dinheiro, afinal muita gente gastava com passagem para marcar, coletar e buscar o resultado dos exames que realizava", explicou.

O Plano de Ampliação da Oferta de Exames Laboratoriais no município acabou possibilitando também um acompanhamento mais adequado dos pacientes por parte dos médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família. Os resultados dos exames são anexados aos prontuários dos pacientes para que quando ele retornar para a próxima consulta seja analisado. "Esse procedimento é o ideal porque muita gente não busca o resultado ou tenta ‘ler’ o resultado acreditando que sabe diagnosticar se está com algum problema ou não. Dessa nova forma, os agentes comunitários de saúde podem realizar a busca ativa do pacientes, caso o resultado tenha apontado alguma enfermidade e o paciente não retorne ao médico", disse o secretário.

Matéria publicada no Jornal A Voz dos Municípios Fluminenses no dia 13 de janeiro de 2012.

>>>Participe da nossa enquete ao lado e dê sua opinião<<<


14/01/2012


PÓLO DE HIDRATAÇÃO CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de Nilópolis está fechando a parceria com o Governo do Estado para a implantação de mais dois pólos de hidratação nos postos do município, um no bairro de Nova Cidade e outra na UPA do Cabral (como é chamado o posto).
Essas unidades vêm reforçar a prevenção se juntando as que já se encontram instaladas no município, que são a unidade da UPA no bairro Cabuís e a unidade do Hospital Municipal.
Segundo a representante do estado não há motivo para alarde, os números estatísticos sobre dengue no município não são preocupantes, mas a iniciativa pretende evitar uma surpresa.
Neste ano, foram registrados 165.794 casos de dengue no estado do Rio, com 137 mortes. O período mais preocupante costuma ser de março a maio, quando ocorre o pico da epidemia, por causa do calor e das chuvas. Mas este ano a incidência pode ocorrer já nos meses de verão, se for confirmado prognóstico meteorológico de um mês de janeiro chuvoso.
O Secretário Franklin Monteiro orientou que nos primeiros sintomas da dengue, o paciente deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa e constatada a suspeita será encaminhado imediatamente para um posto de hidratação.


ASSISTA AO VÍDEO

AÇÃO NA PRAÇA SR. CANÁRIO

Mais uma operação de sucesso realizada hoje em outro bairro de Nilópolis, dessa vez, a concentração foi na praça Sr. Canário, apesar do sol quente, a população se fez presente e os ACEs e ACSs realizaram seus trabalhos em toda a comunidade, visitando casas e terrenos, combatendo o foco do mosquito com a ajuda dos moradores.
Outra questão levantada na localidade são os roedores, algumas casas abandonadas com os quintais cheios de entulhos e mato favorecem o desenvolvimento desses animais e limitam o trabalho das equipes pela dificuldade de localizar os proprietários para obter a autorização e poder entrar no terreno.
Mas o Sr. Emilson ( Coordenador de Controle de Vetores) Já tomou conhecimento do problema e garantiu que vai agilizar a solução do problema.


ASSISTIR AO VÍDEO

            A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

O trabalho realizado pelos Agentes de Combate a Endemias, é fundamental para o controle do Aedes Aegypti, mas sozinhos ainda é pouco, o ACE precisa da parceria da população, mas pra população poder cooperar ela precisa saber como cooperar. É aí que entra a equipe de educação, o IEC. O pessoal do IEC trabalha levando até a comunidade as informações fundamentais para que o cidadão comum possa se tornar um aliado da saúde, ajudando a combater o mosquito da dengue.
O IEC atua de várias maneiras, oferece Palestras, Oficinas, teatro de Fantoches, Teatro Humano, promove Eventos em escolas, tudo para oferecer condições de aprendizado para cada público específico.
Os trabalhos acontecem em Igrejas, Escolas, Associações, e podem ser agendados conforme a necessidade do interessado.
As equipes também visitam entidades preparando a agenda do ano, mas se você quiser uma das ações do IEC na sua escola igreja ou seja lá onde for, basta entrar em contato pelo telefone 2791-6496, ou direto na Secretaria de Saúde, Rua Alberto Teixeira da Cunha, 154 no 4º andar (CCV – Coordenação de Controle de Vetores)


ASSISTIR AO VÍDEO
                           COMUNICADO IMPORTANTE ( PESSOAL DA FUNASA CLT)


O Departamento de Recursos Humanos que atende aos Servidores da Funasa que trabalham no regime de CLT comunica aos servidores lotados em Nilópolis que dia 25-01 encerra o prazo para o preenchimento de opção de férias para 2012.
O servidor deverá comparecer no RH dentro do prazo, do contrário suas férias serão agendadas a revelia, ou seja, em qualquer data.
Outra questão que foi esclarecida é o recadastramento de dependentes do Capesaúde, o servidor que for usuário do Plano de Saúde Capesaúde, deverá recadastrar seus dependentes todo ano no mês de seu aniversário. Será disponibilizada uma ficha que deverá ser preenchida e em seguida ser feito o agendamento na Funasa para a apresentação dos documentos.
É compreendido como dependente todo aquele que o usuário declara ao Imposto de Renda.


ASSISTIR AO VÍDEO

SAÚDE E CULTURA DE MÃOS DADAS CONTRA DENGUE

O Secretário de Cultura da Prefeitura de Nilópolis, Augusto Vargas, (foto) está disponibilizando ações culturais para reforçar o combate a dengue.
Considerando a vocação que Nilópolis tem para o Samba, a Secretaria de Cultura reuniu os 13 blocos carnavalescos de Nilópolis e criou um enredo único. Todos os blocos estão concorrendo com o samba enredo sobre Dengue.
A idéia é boa porque levanta a discussão dentro da comunidade, mantendo todo mundo em estado de alerta.
A escolha do melhor samba acontecerá na semana que vem, em data que ainda será acertada de acordo com a agenda dos dois secretários, Augusto Vargas da Cultura e Franklin Monteiro da Saúde.
Segundo Vargas, essa parceria é muito boa, porque a cultura tem muito a oferecer aos programas de prevenção, através da música, teatro, poesia dentre outros.


ASSISTA AO VÍDEO

13/01/2012

UNIDADES DE SAÚDE EM NILÓPOLIS

BAIRRO
ESTABELECIMENTO
ENDEREÇO

Cabral

POSTO MEDICO SANITARIO /SAUDE DA FAMÍLIA CABRAL
Funcionamento: 8:00 às 17:00h


Centro

CENTRO DE SAÚDE / SAUDE DA FAMÍLIA CENTRO – Dr. Jorge David
Funcionamento: 8:00 às 17:00h


N. Srª de Fátima

POSTO MEDICO SANITARIO / SAUDE DA FAMÍLIA CHATUBA – Dr. Armando Augusto de Almeida
Funcionamento: 8:00 às 17:00h



Mina

POSTO MEDICO SANITARIO / SAUDE DA FAMÍLIA NOVA OLINDA   
Funcionamento: 8:00 às 17:00h

Rua Amadeu Lara, s/n


Novo Horizonte

POSTO MEDICO SANITARIO / SAUDE DA FAMÍLIA NOVO HORIZONTE – Antonio Albuquerque Machado
Funcionamento: 8:00 às 17:00h

Rua Mario Valadares, s/n

Nova Cidade

UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO / PACS NOVA CIDADE
Funcionamento: 24h

Rua Mal. Deodoro, 555


Paiol
POSTO MEDICO SANITARIO / SAUDE DA FAMÍLIA PAIOL - Dorwil de Almeida Lacerda
Funcionamento: 8:00 às 17:00h

Rua José Couto Guimarães, 1299

Frigorífico

UNIDADE DE SAUDE DA FAMÍLIA FRIGORÍFICO - CIEP Stella de Queiroz PINHEIRO
Funcionamento: 8:00 às 17:00h

Rua Dr. Rufino Gonçalves Ferreira, s/n

Manoel Reis

UNIDADE DE SAUDE DA FAMÍLIA MANOEL REIS
Funcionamento: 8:00 às 17:00h

Rua Antonio João Mendonça, s/n

Centro

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - CAPS
Funcionamento: 8:00 às 17:00h

Rua Getúlio Vargas, s/n

Centro

POLICLÍNICA - POSTO CENTRAL DO SUS
Funcionamento: 8:00 às 17:00h

Rua Alberto Teixeira da Cunha, 154

Centro

SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA - SAMU
Funcionamento: 24h

Rua Getúlio Vargas, 1566

Centro

Hospital Municipal Juscelino Kubitschek - HMJK
Funcionamento: 24h

Rua Zezinho, 111


Cabuis

UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO -  
UPA 24h de Nilópolis
Funcionamento: 24h 

Rua Antônio Pereira, s/n

10/01/2012


NILÓPOLIS NA LUTA CONTRA A DENGUE

Neste sábado dia 14 de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando no bairro de Olinda, na Praça Sr. Canário, uma Ação Concentrada de Combate a Dengue, e contará com 30 Agentes de Combate a Endemias - ACE, que visitarão cada casa do bairro em busca de foco do mosquito Aedes Aegypti, para notificação e eliminação do foco, 24 Agentes Comunitários de Saúde -  ACS  que estão preparados para dar à orientação a comunidade, além da distribuição de folders e cartilha explicativa, reforçando a proposta de cada um destinar 10 minutos por semana para interromper o ciclo de procriação do mosquito, eliminando lugares com água parada.
O projeto que vem se realizando desde outubro, cada semana visitando um bairro de Nilópolis, tem por objetivo sensibilizar a população quanto a sua participação na campanha e revisar o trabalho que é feito diariamente pelas equipes que combatem a dengue no município.
Além dos ACE e ACSs, o movimento conta com equipes do laboratório, da Educação em Saúde e uma ação recreativa com teatro e pula-pula pra animar a criançada, as equipes se concentram à partir das 9 horas. 
A Pça. Sr. Canário fica no cruzamento da Estrada Senador Salgado Filho (rua da UFA) com R. Wallace Paes Leme

2011 - Vitória do POVO contra a Dengue

Conforme o divulgado pelo jornal A Voz dos Municípios Fluminenses, na sua última edição, a população de Nilópolis está de parabéns, e mais uma vez fica comprovado que quando o município trabalha em parceria com a população tudo tem melhor resultado. O jornal divulga que no ano de 2011 não ocorreu nenhum caso de óbito por dengue em Nilópolis,  e sem a participação da população no apoio as campanha de combate a dengue realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde isso seria impossível. 




Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) realizam o seu trabalho visitando as casas e fazendo o tratamento para impedir a proliferação do Aedes Aegypti, mas se o cidadão não tiver consciência de sua importância no processo, todo o trabalho poderá ser perdido.  
Os número do ano passado valem como estímulo, para que em 2012 essa parceria fique mais sólida e consistente, provando que a parceria Governo e Comunidade faz a diferença.

07/01/2012

NILÓPOLIS SEM DENGUE 
Bairro Santos Dumont


Neste sábado dia 07, foi realizada como o previsto, a operação de combate a dengue no Bairro Santos Dumont, o evento contou com grande participação da comunidade, facilitando o trabalho de nossos Agentes de Combate as Endemias, que visitaram centenas de domicílios do bairro, reforçando o trabalho operacional e educativo, propondo a parceria com o cidadão para a que cada um disponha dez minutos por semana para combater o mosquito da dengue.


A participação ativa da população deve-se em especial ao apoio da nossa imprensa que tem divulgado as nossas iniciativas, estimulando as pessoas a investirem um pouco mais do seu tempo nessa idéia de combater a dengue.

O Saúde & Comunidade, agradece a toda a imprensa que tem apoiado nossas ações, ajudando a divulgar pelos seus meios de comunicação, em especial aos sites Nilópolisnonline.com,  Extra.globo.com  e Spkeditora.com.br     Com o esforço de todos fica muito mais fácil melhorar os serviços que já são oferecidos e criar novas oportunidades.

O trabalho de combate a Dengue, que acontece todo dia, atendendo ao calendário do ciclo de vida e procriação do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti, realiza um evento de culminância nos bairros aos sábados, o que já vem acontecendo desde outubro e se estenderá até fevereiro, a cada semana, as equipes da Secretaria de Saúde se desloca para um bairro diferente e usando uma praça como base, oferece serviços a comunidade enquanto os Agentes de Combate a Endemias, visitam casa por casa da comunidade realizando o trabalho operacional de combate ao mosquito, vasculhando os pontos de procriação e aplicando o produto químico que exterminará com as larvas impedindo sua procriação. Segundo o Ministério da Saúde, apesar desse produto ser fatal contra o mosquito, não oferece menor risco contra a vida humana.

No próximo sábado dia 14 a ação acontecerá em Olinda.

Assista ao vídeo.  NILÓPOLIS SEM DENGUE

06/01/2012


SAÚDE DA MULHER, CRIANÇA E ADOLESCENTE

O Saúde & Comunidade apresenta mais um serviço muito importante que a Prefeitura de Nilópolis oferece a sua população é o Paismca. A sigla significa Programa de Assistência Integral a Mulher  a Criança e ao Adolescente, e é isso mesmo que essa equipe faz, oferece toda a assistência a Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, a equipe do SAÚDE & COMUNIDADE  conversou com a Enfermeira Julia e o Dr. Michel pra entender melhor sobre o programa e o mais bacana é que a coisa funciona de verdade. No consultório do Dr. Michel encontramos uma adolescente de 18 anos em sua segunda consulta de Pré natal, ela e a irmã se mostraram muito entusiasmada com o programa que hoje atende um grupo de dez adolescentes gestantes.
Segundo a Enfermeira Júlia, a proposta é atender  muito mais, ela que é a Coordenadora do programa de Saúde da Mulher Adolescente, informou que atende  jovens de 12 a 19 anos e o programa não está focado apenas em gestante, muito pelo contrário, a prevenção a gravidez e a doenças sexualmente transmissível é o principal objetivo.  Portanto, toda adolescente, à partir dos 12 anos deve procurar esse serviço de saúde, o único quesito é ser moradora de Nilópolis.
O programa oferece o atendimento Ginecológico, pré natal, oficinas de prevenção contra a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, oficinas de orientação a gestantes e mães para melhorar a qualidade da gestação e do trato com o bebê.
Como fazer para participar?
As adolescentes podem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa ou ir direto ao Posto Central do Sus, que fica na Rua Alberto Teixeira da Cunha, 154, terceiro andar, Centro , Nilópolis.
Assista ao vídeo para entender melhor sobre o PAISMCA.   (ASSISTIR)