15/01/2012

Ampliação da oferta de exames laboratoriais em Nilópolis completa dois meses




Os nilopolitanos que foram à consulta médica nos postos de saúde do município nos últimos dois meses tiveram uma grata surpresa: os exames laboratoriais solicitados não só estão sendo agendados para o dia seguinte, como os resultados estão sendo disponibilizados em, no máximo, cinco dias. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Franklin Monteiro, chegou-se a essa realidade após a elaboração e execução do Plano para Ampliação da Oferta de Exames Laboratoriais no município. "Antes o médico solicitava o exame, o paciente precisava vir ao Posto Central para marcar e tinha casos que a espera chegava a quatro meses para a coleta ser feita. Era visível que algo precisava ser feito, então, seguindo parâmetros do Ministério da Saúde elaboramos o plano", explicou.

Segundo o secretário, a oferta era pouca para tamanha demanda, então o primeiro passo foi descobrir quantos exames seria preciso disponibilizar para atender a população de forma satisfatória. Esse cálculo foi feito seguindo o que sugere o ministério e concluiu-se que para cada 100 consultas são gerados 70 pedidos de exames e em Nilópolis seriam necessários realizar 28 mil exames por mês, ou seja, uma média de 260 pacientes com exames coletados por dia.

Além de uma oferta maior, toda a dinâmica para a realização do exame mudou na rede pública. Agora os pacientes não precisam mais vir ao Posto Central marcar. Na recepção do posto de saúde de seu bairro, o exame é agendado para o dia seguinte à consulta e também não é mais preciso vir ao laboratório, sempre localizado no Centro, para fazer a coleta ou entregar o material, já que todo o procedimento é realizado no posto. "Os laboratórios credenciados passaram a disponibilizar um profissional para ficar no posto durante a parte da manhã. Isso significa, além de mais rapidez no processo de coleta e na entrega do resultado, também economia de dinheiro, afinal muita gente gastava com passagem para marcar, coletar e buscar o resultado dos exames que realizava", explicou.

O Plano de Ampliação da Oferta de Exames Laboratoriais no município acabou possibilitando também um acompanhamento mais adequado dos pacientes por parte dos médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família. Os resultados dos exames são anexados aos prontuários dos pacientes para que quando ele retornar para a próxima consulta seja analisado. "Esse procedimento é o ideal porque muita gente não busca o resultado ou tenta ‘ler’ o resultado acreditando que sabe diagnosticar se está com algum problema ou não. Dessa nova forma, os agentes comunitários de saúde podem realizar a busca ativa do pacientes, caso o resultado tenha apontado alguma enfermidade e o paciente não retorne ao médico", disse o secretário.

Matéria publicada no Jornal A Voz dos Municípios Fluminenses no dia 13 de janeiro de 2012.

>>>Participe da nossa enquete ao lado e dê sua opinião<<<


Nenhum comentário: