26/03/2012



ARMADILHA CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE




   Todo mundo sabe que o desequilíbrio ecológico afeta a saúde, a poluição, a alteração climática com a baixa umidade do ar, provocam problemas respiratórios, a chuva em demasia provoca enchentes que por sua vez espalha urina de rato, esgoto sanitário, provocando uma infinidade de doenças. 
   O desenvolvimento urbano também provoca seu desequilíbrio, e é aí que nasce a dengue, o mosquito desenvolve hábitos urbanos e no lugar de se repousar no mato escuro, é dentro de sua casa que ele faz moradia, para se procriar o mosquito precisa de água parada, o Aedes Aegypti, que é o mosquito que transmite a dengue, prefere água limpa e parada, como aquelas que ficam acumuladas nos aparadores (pratinhos) dos vasos de plantas, a água do cachorro, caixas d’água e reservatórios destapados, as águas da chuva acumuladas nas calhas quando entupidas. 
   "Por isso é importante que a população disponha de 10 minutinhos por semana para vistoriar sua casa em busca desses possíveis criadouros". 
   O mosquito vive cerca de 30 a 35 dias. Antes de virar mosquito adulto ele passa pela fase de ovo, larva e pupa, se nesse período nós identificarmos o foco ele não chegará a criar asas, não porá mais nossas famílias em risco.  
   Esse é um trabalho lento de muita paciência, é bom que todo mundo participe dessa campanha, a sua casa limpa protege a sua vida e a do vizinho.
   Nós conversamos com o Secretário Renato Rabello da Secretaria de Meio Ambiente, que está fortalecendo a campanha de combate a dengue, disponibilizando a armadilha pra pegar mosquito. O  mais importante dessa armadilha é que com ela instalada em sua casa você vai ter certeza se existe ou não mosquito da dengue por lá, facilitando a atuação no combate. 


    Morre no Rio de Janeiro 2ª vítima de dengue em 2012, a primeira foi em fevereiro, morador da Zona Oeste e a segunda, dia 4 de março,  uma senhora de 49 anos num hospital do Mayer.


Do dia 1º de janeiro até 17 de março, foram notificados 24.295 casos suspeitos de dengue no estado. Em relação aos casos graves, a secretaria estadual de Saúde informou que o grau de letalidade da dengue está em 3%. Há presença do vírus tipo 1 da dengue em Itaboraí, Mesquita, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e Valença. Há notificações do tipo 3 no Rio de Janeiro, e a presença do tipo 4 no Rio de Janeiro, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, Niterói e Nova Iguaçu. 

Nenhum comentário: