30/04/2012



PROJETO PREFEITURA EM AÇÃO
CULTURA E SAÚDE

      Dentre as atividades realizadas na Ação do Projeto de Sábado dia 28, o Saúde & Comunidade registrou o trabalho da Secretaria de Cultura. 
        Prefeitura em ação é uma oportunidade para demonstrar a integração harmônica que existe entre as Secretarias do Município, essa interação facilita o desenvolvimento de cada proposta, já que na maioria dos casos uma depende, direta ou indiretamente da outra. 
         No caso, a secretaria de Cultura tem ferramentas preciosas para auxiliar no trabalho de prevenção contra doenças que podem ser evitadas com simples mudanças de comportamento.
      Através do teatro, do vídeo e da música, muitas informações preciosas podem ser veiculadas e essa integração se faz importante.

28/04/2012



PROJETO PREFEITURA EM AÇÃO
COMEÇA COM TODA A FORÇA

          Neste sábado (28), aconteceu a primeira edição do projeto PREFEITURA EM AÇÃO, muitas Secretarias participaram do evento, atendendo a população em diversos serviços. Corte de cabelo, Emissão de documentos, Evento cultural com dança e música ao vivo... a Secretaria de Saúde esteve presente com vários programas, o Combate a Dengue, a Equipe de Educação em Saúde, o Projeto CEO (Odontologia), Prevenção a Hanseníase e muitos outros. 
      As Secretarias Municipais aproveitaram para prestar contas a Sociedade de suas atividades, aumentando a transparência, que já é uma marca do Governo Sérgio Sessim.
         E por falar nisso o Prefeito marcou presença, atendendo a população e orientando as ações das Secretaria envolvidas. 
       O Projeto deverá se repetir em outras comunidades, democratizando o serviço e levando comodidade a população.

27/04/2012




HIDRATAÇÃO CONTRA A DENGUE
CHEGA NO CABRAL

        Agora os moradores da região ao redor do bairro Cabral, não terão que se deslocar grandes distâncias para se tratar contra a Dengue, A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, colocou em funcionamento, nesta sexta (27), a instalação do terceiro Polo de Hidratação para o tratamento da dengue. O primeiro instalado na UPA, localizada no bairro Cabuis, a segunda no PS Nova Cidade e agora chegou a vez dos moradores do bairro Cabral terem o seu próprio polo de hidratação. A unidade fica no PS do Cabral e pretende atender a demanda de toda a região, cobrindo assim a todo o município de Nilópolis. 
         Devido a sobre carga dos outros dois polos, no primeiro dia de funcionamento o polo de Hidratação do Cabral atendeu a um grande remanejamento de pacientes que vieram de outros bairros, mesmo de Nova Cidade e Cabuís, mas a expectativa é que logo o atendimento se normalize e o polo passe a atender a maior demanda da região, promete Claudio Marcelo (Diretor do Posto).

25/04/2012


PÓLOS DE HIDRATAÇÃO CONTRA A DENGUE 
JÁ ESTÃO FUNCIONANDO EM NILÓPOLIS

Em  14 de janeiro de 2012, foi anunciada a criação de mais dois pólos de hidratação, para a recuperação de pacientes, no caso de crescimento da incidência da Dengue em Nilópolis. Felizmente, devido ao trabalho de vigilância de nossas equipes da Coordenação Controle de Vetores, dos eventos semanais dos 10 minutos contra a Dengue, os trabalhos de orientação feito nas escolas e junto a população pelo IEC, e com certeza a participação ativa de outras secretarias e nossa população nos procedimentos de prevenção, esse recurso não tinha sido necessário, até este momento.
Agora, em virtude do aumento do número de atendimentos de casos suspeitos de Dengue, na UPA 24h de Nilópolis, de pacientes moradores de Nilópolis, mas principalmente de moradores dos municípios vizinhos. Somando ao anúncio de uma epidemia de Dengue no município do Rio de Janeiro, onde se noticia mais de 50 mil casos e 12 mortes, a Secretaria Municipal de Saúde de Nilópolis, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, está pondo em funcionamento os dois pólos planejados .
Na semana passada entrou em funcionamento o Polo de Hidratação do Posto 24h de Nova Cidade, e nesta quinta dia 26 entrará em funcionamento o Polo de Hidratação do Posto de Saúde do Cabral.
          Durante as dezesseis semanas epidemiológicas de 2012 (de 1º de janeiro a 21 de abril), foram notificados 64.423 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro (50.016 só no município do Rio). 
           Até o momento, há 13 óbitos confirmados por dengue no estado. Doze pacientes são do município do Rio de Janeiro e outro de Niterói.  Considerando o total de casos graves, o grau de letalidade da dengue está em 5%.
      Exames realizados em amostras de sangue confirmaram a presença do vírus tipo 1 da dengue em Barra do Piraí, Campos dos Goytacazes, Itaboraí, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Resende, Rio de Janeiro, Valença, Vassouras e Silva Jardim. Há notificações do tipo 3 no Rio de Janeiro, e a presença do tipo 4 em Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Gonçalo e São João de Meriti.
       Lembramos que as notificações foram compiladas pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de dados inseridos no sistema pelos municípios de todo o estado até às 13h de 24 de abril.
Nas dezesseis semanas epidemiológicas de 2011 foram registrados 96.253 casos de dengue no estado do Rio de Janeiro.

16/04/2012



TEATRO É ARMA CONTRA A DENGUE EM NILÓPOLIS


Gravado dia 12-04-2012 - na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus no bairro Nova Cidade em Nilópolis.
A principal arma de prevenção contra a Dengue é a educação, somente através da educação a população pode entender como ajudar a combater o vírus da Dengue. Por conta disso o IEC (Setor de educação da Secretaria de Saúde de Nilópolis), desenvolve um trabalho nas escolas públicas e privadas do município para envolver as crianças e ajudar na formação de adultos consciente. Além das palestras reforçadas com projeções em telão e som, a equipe dispõe de um grupo de teatro de fantoches e outro de teatro humano, despertando na criançada a preocupação com os métodos de prevenção.




11/04/2012



AS AÇÕES CONTRA DENGUE CONTINUAM




Mais uma grande Ação Social mobilizará as equipes de saúde do município de Nilópolis, segundo o Coordenador de Controle de Vetores Emilson Felipe, as equipes do CCV estarão presentes arrematando o trabalho que vem sendo realizado durante a semana. “É importante esse trabalho do sábado, porque a equipe trabalha com mais tranquilidade para tirar as pendências da semana. É mais fácil de encontrar os moradores em casa.” Comentou Emilson Felipe.
O Evento acontecerá nesse sábado (dia 14), de 09 às 12 horas na rua Natividade, bairro Novo Horizonte.


09/04/2012




NO OUTONO E INVERNO RISCO DA DENGUE ACABA?





        Na verdade não, no período de estio e de clima mais frio, a procriação do mosquito Aedes Aegypti diminui, dando a sensação de que a dengue acabou. Os ovinhos que ficam acumulados na borda da água dentro dos recipientes, caixas d’água, pratinho das plantas, nas calhas da chuva, ficam na verdade aguardando oportunidade pra eclodir, chuva e calor, eles esperam ali por mais de um ano, vivos.
       O trabalho dos Agentes de Combate a Endemias, é muito importante e não pode parar junto com o fim do verão, a população precisa se conscientizar da necessidade de manter uma vigilância permanente, de modo a chegar o verão sem criadouros de mosquito.
       No nosso vídeo vamos acompanhar o trabalho dos ACEs da Prefeitura de Nilópolis, pra que o morador possa ter como exemplo o que precisa se fazer para acabar com o mosquito.
Nesse vídeo não temos o exemplo da limpeza da calha e nem da vazílha do cachorro beber água, mas dá pra entender bastante como esse trabalho deve ser feito.


05/04/2012





COM A UPA, A SAÚDE FICOU MELHOR?

 
 
Em março a UPA 24h de Nilópolis bateu seu recorde de atendimentos, foram 11.336 atendimentos realizados. Com uma media de 370 atendimentos diários, (Pico de 480 atendimentos) a UPA de Nilópolis tem sido uma das que apresenta melhor índice de atendimento na região, e é possível que algumas pessoas não entendam porque eu digo isso, se existem algumas reclamações, como demora no atendimento ou falta de médico.
É claro que quem fala isso está influenciado pela emoção da necessidade de um atendimento e não consegue ter um raciocínio lógico. A unidade de Nilópolis, não atende exclusivamente a população de Nilópolis, na verdade, quase a metade desses atendimentos são de fora do município, imaginem, se o atendimento fosse apenas de nossa comunidade, certamente o tempo de espera cairia pela metade, e a equipe médica, que hoje é composta por 4(quatro) médicos clínicos e 3(três) médicos pediatras, atenderia confortavelmente.

  
A UPA foi inaugurada em agosto (2011), durante dois meses trabalhou em ritmo de adaptação e só começou a trabalhar com plena qualidade de atendimento em outubro, nesta quinta-feira (29-03), recebeu uma equipe do Ministério da Saúde que avaliou positivamente, o atendimento e o controle, que é feito pela internet, ao alcance de qualquer usuário pelo link disponibilizado em nosso blog.

O tempo médio de espera, hoje é de 50 minutos. Quando se diz tempo médio, é porque em alguns momentos o atendimento é quase instantâneo, e em outros momentos pode demorar até duas horas (No horário de pico ou troca de plantão médico).
O que parece muito, é avaliado em comparação com atendimento de outras unidades, inclusive privadas, que tem espera de até seis horas.
Ainda não chegamos ao ideal, precisamos incentivar a inauguração da UPA de Mesquita e da criação da UPA em São João de Meriti, na região de Thomazinho e Eden.
Estamos trabalhando para melhorar, e estamos conseguindo. 
                                                                                           Responda a enquete ao lado


























04/04/2012



ASSOCIAÇÃO DE ARTES DO BAIRRO CABUIS

A AABC é uma entidade sem fins lucrativos que agrupa os artistas de diversos seguimentos culturais que atuam na região do bairro Cabuis em Nilópolis. A entidade que ainda não tem uma sede própria, por enquanto se reúnem na quadra do Vasquinho. Neste dia 31 de março aconteceu sua primeira assembleia geral ordinária, que além da exposição de artesanato, cerca de cem pessoas entre associados e moradores da região puderam assistir a palestra realizada pelo Secretário de Saúde do Município Franklin Monteiro. Monteiro esclareceu dúvidas sobre o posto de saúde local (em construção) sobre o Hospital Municipal, a rede municipal de saúde e a UPA, entre outras coisas.

02/04/2012


SECRETÁRIO DE SAÚDE FALA COM A POPULAÇÃO


O Secretário de Saúde de Nilópolis, Franklin Monteiro, atendendo a convite da AABC (Associação de Artistas do Bairro Cabuis), realizou neste sábado uma palestra onde apresentou detalhadamente o que o Governo Sérgio Sessim está reaizando na área da saúde pública do município. 
Monteiro falou por mais de uma hora e tirou dúvidas sobre o funcionamento da UPA, sobre o atual funcionamento do Hospital Municipal Juscelino Kubitschek, e dos projetos em andamento com investimentos federais e estaduais que já vêem transformando a qualidade do atendimento na rede de saúde de Nilópolis. O Blog Saúde & Comunidade, apresentará uma série mostrando trechos dessa palestra e comentando o conteúdo do vídeo.
Nesse primeiro, Monteiro fala da reforma do Hospital Municipal JK, hoje a área de internação do hospital está sendo preparada para a reforma que se iniciará ainda no mês de abril de 2012, o novo hospital terá leitos de UTI adulto e maternidade no formato da Rede Cegonha (Ministério da Saúde), que humaniza o atendimento, elimina as enfermarias multiplas, salas de parto e berçários e dá à parturiente quartos individuais, nos quais acontecerão os partos normais e o bebe ficará na companhia da mãe. Como o hospital teve seu atendimento reduzido(a UPA assumiu os atendimentos de Urgência no Município), os médicos foram remanejados para postos de saúde melhorando o atendimento na atenção básica.