25/04/2012


PÓLOS DE HIDRATAÇÃO CONTRA A DENGUE 
JÁ ESTÃO FUNCIONANDO EM NILÓPOLIS

Em  14 de janeiro de 2012, foi anunciada a criação de mais dois pólos de hidratação, para a recuperação de pacientes, no caso de crescimento da incidência da Dengue em Nilópolis. Felizmente, devido ao trabalho de vigilância de nossas equipes da Coordenação Controle de Vetores, dos eventos semanais dos 10 minutos contra a Dengue, os trabalhos de orientação feito nas escolas e junto a população pelo IEC, e com certeza a participação ativa de outras secretarias e nossa população nos procedimentos de prevenção, esse recurso não tinha sido necessário, até este momento.
Agora, em virtude do aumento do número de atendimentos de casos suspeitos de Dengue, na UPA 24h de Nilópolis, de pacientes moradores de Nilópolis, mas principalmente de moradores dos municípios vizinhos. Somando ao anúncio de uma epidemia de Dengue no município do Rio de Janeiro, onde se noticia mais de 50 mil casos e 12 mortes, a Secretaria Municipal de Saúde de Nilópolis, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, está pondo em funcionamento os dois pólos planejados .
Na semana passada entrou em funcionamento o Polo de Hidratação do Posto 24h de Nova Cidade, e nesta quinta dia 26 entrará em funcionamento o Polo de Hidratação do Posto de Saúde do Cabral.
          Durante as dezesseis semanas epidemiológicas de 2012 (de 1º de janeiro a 21 de abril), foram notificados 64.423 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro (50.016 só no município do Rio). 
           Até o momento, há 13 óbitos confirmados por dengue no estado. Doze pacientes são do município do Rio de Janeiro e outro de Niterói.  Considerando o total de casos graves, o grau de letalidade da dengue está em 5%.
      Exames realizados em amostras de sangue confirmaram a presença do vírus tipo 1 da dengue em Barra do Piraí, Campos dos Goytacazes, Itaboraí, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Resende, Rio de Janeiro, Valença, Vassouras e Silva Jardim. Há notificações do tipo 3 no Rio de Janeiro, e a presença do tipo 4 em Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Gonçalo e São João de Meriti.
       Lembramos que as notificações foram compiladas pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de dados inseridos no sistema pelos municípios de todo o estado até às 13h de 24 de abril.
Nas dezesseis semanas epidemiológicas de 2011 foram registrados 96.253 casos de dengue no estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: