28/05/2012


10º NILÓPOLIS DEBATE
COM O SEC. DE SAÚDE FRANKLIN MONTEIRO   



        Neste Sábado dia 26, aconteceu o 10º Nilópolis Debate, com a participação de diversos seguimentos da comunidade nilopolitana, onde todos tiveram a oportunidade de questionar, tirar duvidas e contribuir com o direcionamento da saúde pública no município de Nilópolis. .

O Tema do debate foi a Saúde Pública e o Secretário Municipal de Saúde teve a oportunidade de esclarecer diversos pontos que representavam dúvida para muitos participantes.

      O principal questionamento girou em torno da redução do atendimento no Hospital Municipal, que estaria fechado parcialmente. Na verdade o hospital não está fechado, esta atendendo diariamente em média 130 pessoas. Outra verdade é que o Hospital Municipal está passando por uma grande reforma. É um projeto inédito na história do hospital, que nos seus quase 60 anos de existência nunca passou por uma reforma estrutural.
Por um período de 5 meses, o Hospital Municipal esteve atuando como retaguarda de internação clinica para a UPA 24h de Nilópolis. Desde abril, O JK voltou a atender a todas as urgências que chegam em sua porta. Ontem dia 31/05, mesmo em obra, o JK esteve juntamente com o Posto de Saúde 24h de Nova Cidade, apoiando a UPA 24h de Nilópolis, nos atendimentos de emergência. Infelizmente voltou a ser sobrecarregado por pacientes que outros municípios, que buscam atendimento de emergência em Nilópolis, apenas 50,80% dos atendimentos de ontem, realizados na UPA 24h de Nilópolis foram de pacientes residentes em Nilópolis. O fato positivo é que nossa Rede de Saúde tem o reconhecimento deste pacientes que buscam aqui o atendimento.

      No debate, Monteiro apresentou no data show detalhes do projeto demonstrando a transformação pela qual o hospital vai passar, melhorando a estrutura para o atendimento e por conseguinte o bem estar dos pacientes. Falou ainda da realidade financeira do projeto e dos meios de captação dos recursos alocados. O que garante o resultado final do projeto.

      Dentre outros assuntos abordados, os participantes tomaram conhecimento do sistema de integração entre os postos de saúde através da informatização da Rede de Saúde. Falou-se sobre a atenção básica, e os programas de saúde que estão deixando o Posto Central do SUS e estão sendo distribuídos pelos postos de saúde, ficando mais perto da casa do usuário.

23/05/2012


AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
UM ALIADO DA COMUNIDADE   

        É esse o principal sentimento do Agente Comunitário de Saúde, na sua maioria absoluta, pessoas que se apaixonam pela missão de ajudar a comunidade. .
Mais que um servidor, o ACS encara o trabalho como uma verdadeira missão, conhecer o problema das pessoas e saber que pode ajudar, esse é o seu maior orgulho

      O mais importante é que a relação é bem correspondida, a população já sabe que o ACS é um aliado, um facilitador que vai levar soluções que antes eram quase impossíveis.

      Identificando o problema de saúde do cidadão, o agente tem facilidade em encaminhar ao tratamento apropriado e mais importante, oferece o apoio necesário para que ele não abandone o tratamento.

    Veja em nosso vídeo a opinião de alguns deles, de viva voz, com o prazer de poder estar servindo de maneira tão nobre e importante tanto para o poder público quanto para a sociedade quanto em um todo.

22/05/2012






NILÓPOLIS PROMOVE CURSO DE TREINAMENTO
PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE   

        A Secretaria Municipal de Saúde está realizando curso de capacitação para todos os agentes comunitários de saúde do município. O objetivo é aumentar a qualidade no a atendimento realizado por esses profissionais de saúde, que fazem o atendimento de ponta, identificando na comunidade as primeiras necessidades do cidadão.

        Os cursos vão atender cerca de 300 ACSs que cobrem quase 60% do município de Nilópolis, e aos novos aprovados em processo seletivo, que estarão complementando o quadro, dando assistência as unidades de saúde que ainda não dispõe de equipes da Estratégia de Saúde da Família e aos novos postos que deverão ser inaugurados no início do próximo semestre.

        No vídeo, a enfermeira Fátima, que é a diretora do programa de Tuberculose, orienta aos agentes sobre como identificar o paciente com doença respiratória e como proceder no caso de tuberculose.

      Uma grande preocupação é o abandono do tratamento, que geralmente ocorre logo que o paciente se livra dos sintomas, o que ocorre nos primeiros meses, nesse caso a bactéria torna-se mais agressiva e a recaída é inevitável, levando a óbito pela resistência ao medicamento.

    O curso de capacitação não se restringe a esse tema, levando o agente a amplo conhecimento de diversas enfermidades, contra as quais eles estarão aptos a combater e orientar a população.
Redação Tony Ribeiro

21/05/2012


NILÓPOLIS EM PARCERIA COM A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012, E COM O MOVA   

Para baixar as fotos clique aqui.
        O tema da Campanha da Fraternidade lançada em fevereiro desse ano pela CNBB é “Fraternidade e Saúde Pública” e o objetivo é conscientizar a população e os gestores públicos para atenção as pessoas que enfrentam longas filas de atendimento e falta de vagas em hospitais públicos do país, coisa que a Secretaria de Saúde de Nilópolis já saiu na frente criando o programa de agendamento de consultas e exames diretamente no posto, através de um sistema de intranet. .
Nesta quarta feira , 16 de maio, a equipe de educação da Secretaria de saúde (IEC), representada pela sua coordenadora a Profª Gilmara Teixeira, ao lado da Monitora do Mova Proª Rosane e Sr. Julio Guimarães, (Coordenadora da Campanha da Fraternidade) realizou palestra sobre dengue em uma igreja católica, uma parceria com o projeto MOVA, (que é um projeto de alfabetização para adultos) e a Pastoral da Saúde da igreja católica.

      O IEC, se coloca a disposição PA a realização de palestras nas igrejas interessadas, inclusive, a noite, sábados e domingos, para agendar, basta entrar em contato pelo telefone 2791-6476 (pedir para falar como o IEC) ou pelo e-mail iecnilopolis@gmail.com.

20/05/2012



NILÓPOLIS - PREFEITURA EM AÇÃO NO BAIRRO PAIOL   
        Neste sábado dia 19, a Prefeitura Municipal de Nilópolis realizou uma grande Ação Social, mais uma edição do projeto PREFEITURA EM AÇÃO, agora com o CINE ART SHOW NO PAIOL, que envolveu um mutirão de diversas secretarias do município. Sendo a saúde uma questão de grande interesse da população, a Semusa, do Secretário Franklin Monteiro, colocou a disposição vários grupos que realizaram trabalhos educativos e atendimento direto a população como aferição de pressão, teste de glicose, vacinação contra a gripe e o Programa de Saúde Bucal, dentre outros
O evento começou as 9 horas e se prolongou até a noite com varias atrações culturais, o ponto alto do evento foi a apresentação do filme Rio, exibido numa sala alternativa levando principalmente a galera miúda ao delírio.

      Outras atrações culturais foram: Lançamento do livro dos artistas plásticos de Nilópolis
Apresentação de teatro infantil com a peça Explode Coração.

      Atrações musicais como:
Marlon Esteves, Rayde Samba Show, Grupo Nó Cego e a Rainha de bateria da Beija-Flor Rayssa

      Serviços como:
Aplicação de Fluor; Corte de Cabelo ; Maquiagem; Estética, E muito mais

    O evento aconteceu na rua Carlos de Souza Fernandes, Paiol - Nilópolis
Redação: Tony Ribeiro

15/05/2012



DR. DRAUZIO VARELLA
DENGUE: 17 MORTES NO RIO EM 2012   

       Mesmo abaixo das 43 mortes ocorridas no ano passado, 62 mortes em 2002 e das148 mortes em 2008 em igual período de 19 semanas desde o início do ano, as 17 mortes divulgadas pelo boletim epidemiológico da prefeitura do Rio ainda é preocupante. .
O número de casos da doença acumulados desde o início do ano chegou a 68.300 até o último dia 12.

      O índice de casos em abril foi 373,4 por 100 mil habitantes, o que ainda coloca a cidade em situação epidêmica, que é definida quando há mais de 300 casos por 100 mil. Os bairros mais afetados são os da zona oeste, especialmente Bangu e Realengo, com 19.734 casos acumulados no ano, e os da zona norte, no entorno de Madureira, com 13.045 casos, seguidos pela região de Campo Grande, com 10.286 casos. (fonte: JBonline)

     Os bairros com maior índice da doença são: Bangu, Realengo, Madureira e Campo Grande. Como o mosquito não conhece limites dos municípios é bom ficar bem atento, e lembrar que os sintomas da dengue são febre alta, acima de 38 graus, dor de cabeça atrás dos olhos, dor nas articulações e sonolência. Também podem ocorrer manchas vermelhas no corpo, vômito e enjoo - sintomas que indicam maior gravidade da doença. O tratamento principal é hidratação intensa, com 5 a 7 litros de líquidos por dia, e o doente deve ser levado imediatamente a uma unidade de saúde para exame.

    Neste vídeo de 3 minutos e pouco, o Dr. Drauzio Varella fala sobre a Dengue e suas complicações.

11/05/2012



POSTO DE SAÚDE DA FAMÍLIA- FRIGORÍFICO
DIRETORA SONIA DIZ COMO O POSTO TRABALHA

     A Estratégia de Saúde da Família em Nilópolis já atende a 56% da população, é a segunda maior da Região da Baixada Fluminense, e atingirá a 85% da população até dezembro de 2012.
     O atendimento também esta mais qualificado e resolutivo. No Posto do Frigorífico, como acontece em todos os postos de saúde, a ESF conta com reforço de um pediatra de referência no próprio posto, coleta de exames laboratoriais todos os dias e resultados em até 7 dias, e a equipe consegue agendar consulta de especialidade médica(cardiologia, ortopedia, neurologia, etc), do próprio posto, sem que o paciente tenha que ir ao Posto Central para realizar o agendamento. Este benefício para, o paciente e para a equipe da ESF, é conseguido graças ao sistema informatizado de regulação da Secretaria Municipal de Saúde. Veja a opinião da profissional. - (Texto do Sec. Mun. de Saúde de Nilópolis Franklin Monteiro publicado no  Facebook).

10/05/2012



POSTO DE SAÚDE - FRIGORÍFICO
ESTRATÉGIA DE SÁUDE DA FAMÍLIA

O Posto de Saúde do Bairro Frigorífico, é um dos postos de Nilópolis que concentra suas atividades na Estratégia de Saúde da Família, que é um programa que leva a saúde até a sua casa.
Com duas equipes, o ESF, cobre toda a área do bairro, com visitações periódicas (cerca de 15 dias) onde os agentes dão total atenção ao cidadão, inclusive pré agendando consustas e exames, evitando o congestionamento e a espera exagerada no posto.
a Enfermeira Flávia nos conta que cada equipe conta com, de 6 a 12 agentes, mais um técnico de enfermagem, uma enfermeira e um médico. Desse modo até os pacientes acamados, que são impossibilitados de se locomover, são atendidos.
Doenças como Hipertensão e Diabetes, que exigem atenção permante, são assistidas pelas equipes levando conforto e tranquilidade para os pacientes.
O Programa que já está instalado no município a anos, segundo a Enfermeira, vem se aperfeiçoando rapidamente e a partir de janeiro o atendimento ficou mais rápido e preciso com a possibilidade de realizar os agendamentos das consultas e exames diretamente no posto, sem ter que fazê-lo no posto central como acontecia antes..

09/05/2012


HOSPITAL MUNICIPAL 
JUSCELINO KUBITSCHEK - COMO ESTÁ?
     Dr. Alexandre Carvalho, é o atual diretor do Hospital Municipal Juscelino Kubitschek, desde 02 de abril de 2012, tempo em que ele vem administrando uma unidade com espaço reduzido para o atendimento e muita reclamação do usuário.
     Na verdade, o JK é um Hospital com mais de 50 anos e nunca passou por uma reforma estrutural. O atual Secretário de Saúde Franklin Monteiro, quando Sub Secretário em gestão anterior, foi o precursor de uma obra que modernizou parte da unidade, mas dois terços de seu espaço útil continuou no estado original, com muitos problemas.
     Na atual gestão, esforços não foram poupados para resolver as questões pendentes, mas o processo é muito demorado. Em parceria com o Estado e o Governo federal, o Governo Sérgio Sessim, através de projetos desenvolvidos pelo atual Secretário de Saúde, conseguiu recursos e finalmente o JK vai passar por uma reforma ampla, que beneficiará em muito a população não só de Nilópolis, mas de todos os municípios vizinhos que dependem do atendimento hospitalar de nossa cidade.
   Hoje, mesmo antes das reformas estruturais, o JK já conta com uma reforma administrativa que garante a qualidade no atendimento, inclusive de ortopedia, que é um serviço de difícil acesso na região da Baixada Fluminense.
   A previsão é que essas reformas estruturais sejam concluídas até novembro, mas partes serão liberadas ao atendimento, de maneira que a partir de setembro a população já poderá sentir os efeitos dessa obra, que volto a repetir, é a primeira obra de grande porte desde a fundação do Hospital.

08/05/2012



VOCÊ CONHECE O POSTO DE SAÚDE DO BAIRRO CABRAL?
O Posto de Saúde do bairro Cabral, agora está trabalhando pelo sistema integrado com outros postos de saúde, o sistema identifica onde e quando o paciente pode agendar um atendimento, mesmo em outra unidade de saúde..
Isso significa, que se o PS não disponibilizar do serviço que o paciente necessita naquele momento, ele é encaminhado para outra unidade já com a consulta marcada.
Outro importante progresso é o fato de o paciente não precisar mais encarar a fila demorada e cansativa no posto central, como já ocorreu, para marcar a sua consulta, esse serviço agora é prestado no próprio posto, buscando atender a comodidade do usuário.
Além disso, a unidade de saúde do bairro Cabral, oferece atendimento ambulatorial em diversas especialidades, atendendo a mulher, a criança, o adolescente e o idoso com o máximo de atenção.
Em complemento aos atendimentos internos, o posto conta ainda com duas equipes de ACSs que percorrem o bairro visitando os domicílios e oferecendo recurso aos pacientes impossibilitados de ir ao posto.

07/05/2012


PROJETO PREFEITURA EM AÇÃO
POPULAÇÃO COM MAIS SEGURANÇA

     Durante o Evento do Projeto Prefeitura em Ação, nossa equipe teve a oportunidade de conversar com o Secretário de Segurança do Município Cel. Josias.
A Secretaria de Segurança tem por finalidade aumentar a segurança pública na cidade de          Nilópolis, auxiliando no controle do transito, segurança em prédios públicos e eventos municipais, segurança escolar, dentre outras atividades importantes para melhorar a segurança da nossa população.

04/05/2012


SAÚDE DA FAMÍLIA O TRABALHO DOS
AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM NILÓPOLIS

     Os ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), são importantes aliados da comunidade, para o acesso ao serviço público de saúde. Fazem parte da Estratégia em Saúde da Família (ESF) antigo PSF.
     Lotados nos postos de saúde, as equipes são formadas por 12 agentes que cobrem uma área de 150 domicílios, e é formada por profissionais que moram na região, valorizando assim sua intimidade com os problemas da comunidade.
    Cada equipe é comandada por um(a) enfermeiro(a), que junto com os agentes visita os domicílios e identifica as primeiras necessidades do cidadão, outro personagem importante nesta equipe é o Médico da Família, que atende principalmente aos acamados.
A UBS (Posto de Saúde), por sua vez, oferece todo o suporte complementar. Através deles, o ACS marca consultas para seus atendidos, facilitando em muito a vida do contribuinte que impossibilitado, seja pela idade ou pela condição física, de ir ao posto, não fica sem o seu atendimento.
     Parafraseando o que disse um paciente, o Sr. Silvestre Boiadeiro, “fui atendido por anjos” se referindo aos servidores do Posto de Saúde, o ACS é o anjo que vai até a sua casa.

03/05/2012


PREVINIL, A PREVIDÊNCIA DO SERVIDOR DE NILÓPOLIS
O servidor público do município de Nilópolis, é atendido pela PREVINIL, que lhe garante a aposentadoria digna e o seguro previdenciário, que lhe dá a tranquilidade e a segurança nos casos de acidentes e problemas de saúde.
O que o servidor não tem conhecimento é que a atual gestão está se modernizando, e em pouquíssimo tempo, estará disponibilizando recursos nunca antes disponibilizados, como o acesso via internet, para qualquer informação, contato direto e até mesmo consultar o contracheque.
Para facilitar o entendimento do servidor, a PREVINIL está lançando uma cartilha com orientação completa sobre os direitos do servidor e todas as informações necessárias para dar ao servidor total compreensão do mecanismo de funcionamento.
A O servidor poderá obter esse material direto na sede da PEVINIL ou baixando gratuitamente pela internet.
O Site da Previnil estará disponível em breve, no momento se encontra em fase final de construção.

02/05/2012


PROGRAMA CEO, 
SAÚDE BUCAL DA FAMÍLIA NILÓPOLITANA
      Está chegando a Nilópolis o Programa CEO, Coordenado pela Drª Iara Farrenhos, um programa de parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Nilópolis, para garantir a saúde bucal de todo o cidadão.

     O paciente com problemas odontológicos deve procurar o posto de saúde e findado os recursos do atendimento preventivo, o posto encaminhará o paciente para o CEO.

     ”As mães devem buscar atendimento para seus filhos desde os primeiros meses de vida, garantindo uma dentição sadia” garantiu o Dr. Nilson Cardoso, cirurgião odontólogo. O Programa CEO, dispõe também de Odontologistas especializados em pediatria, que vão atender a bebes até 2 anos de idade.

     É muito importante cuidar da primeira dentição, para garantir uma saúde bucal estável.
O programa atenderá desde o bebe ao paciente idoso, de modo que toda a população poderá ser bem assistida pelo serviço do Programa CEO.

A Saúde Bucal iniciou em janeiro de 2012, nos Postos de Saúde do Centro, de Nova Olinda e do Bairro do Cabral. Até o final de maio terminaremos os preparativos para iniciar o funcionamento nos Postos do Paiol, Novo Horizonte e Chatuba.

O CEO fica na Travessa Ramos, 65 - Centro e será inaurgurado ainda em maio de 2012.

01/05/2012






PROJETO PREFEITURA EM AÇÃO
PROGRAMAS DE SAÚDE EM NILÓPOLIS

      Dr. Paulo Cesar, com cerca de um mês a frente da Superintendência de Programas de Saúde do município, diz que está estudando programa por programa para desenvolver a estratégia apropriada para cada caso, apesar de, segundo ele, os programas estarem muito bem encaminhados, devido a boa gestão de seu antecessor, Fernando Lages, que deixou o posto para assumir a Sub Secretaria de Saúde, ao lado do Secretário Franklin Monteiro, e de toda a equipe de técnicos que são competentes e dedicados.
      Segundo PC, a Coordenação de Controle de Vetores tem realizado um trabalho da mais alta qualidade, deixando o município entre os de menores índices do vetor da dengue no  Grande Rio.