A Hanseníase é uma doença muito conhecida no Brasil, principalmente pelo fato dela existir a muitos séculos. Ela pode ser detectada facilmente mas o tempo de encubação é muito grande, de 3 a 5 anos.
Se proliferando nos órgãos como a pele e nervos, em alguns casos ela pode atacar até os testículos, olhos e até o fígado. A hanseníase já foi conhecida por vários nomes populares como mal-de-lázaro, mal-de-sangue e lepra. Ela é causada pelo micróbio Bacilo de Hansen.
Não é facilmente contagiosa, apesar de ser contraída pelo ar. Felizmente a maioria das pessoas são resistentes ao micróbio, é comprovado que 95% de pessoas em contato com o micróbio não contraem a doença, e em algumas pessoas infectadas a doença nem se desenvolve.
O contagio não ocorre com um simples contato entre pessoas (contato social), mais que isso, para se transmitir a doença é preciso ter um contato mais intimo por mais de uma vez.
Um dos sintomas mais populares são os aparecimentos de manchas esbranquiçadas e avermelhadas pelo corpo, essas manchas normalmente são dormentes, inchaços, caroços ou até dor nas articulações e músculos também podem ser sintomas.
Nariz seco e com feridas e até com secreções de sangue pode aparecer. O tratamento é bem fácil de fazer, mais é claro que isso se você levar a serio o tratamento do começo ao fim. Ele é feito a base de medicamentos, no qual também pode depender do tipo de Hanseníase que você tenha, o tratamento pode levar de 6 a 12 meses, e ele é totalmente tranquilo.
A Secretaria de Saúde de Nilópolis tem programa específico para prevenção e tratamento, Diante de qualquer sintoma procure o Posto de Saúde mais próximo de sua casa.
Vídeo mediclik texto compilado do site Dicas Diárias - Redação Tony Ribeiro
|
25/06/2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário