15/12/2012


TRABALHO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE   

        Em ritmo de fim de ano letivo, as escolas de Nilópolis se preparam para entrar de férias.
O CETECOM, uma escola particular de grande nível e respeitabilidade  na cidade, realiza uma feira de ciência, e o IEC de Nilópolis não podia deixar de comparecer, com palestras, e atividades lúdicas.
O Grupo de Teatro Faze & Acontece faz parte desse componente lúdico que o IEC dispõe para orientar na prevenção de maneira leve e divertida.
Neste evento o grupo apresentou a peça Turminha Caça Dengue, que orienta no combate a doença.
Em 2013, o grupo volta a encenar a peça “Os Caça Mosquitos”, que estreou em 1991. Depois de cinco anos fora de circulação, a peça passa por uma atualização e adaptação aos espaços disponiveis em praças e escolas do município.
O projeto é aberto para todas as escolas do município de Nilópolis e o agendamento pode ser feito CLICANDO AQUI, ou pelo site "http://baixadacultural.org"


Redação Tony Ribeiro

06/12/2012

CENTRO ESPECIALIZADO DE ODONTOLOGIA DE NILÓPOLIS
GANHA RECURSOS FEDERAIS PARA LABORATÓRIO.   

 
A Dra. Iara Farranha é a Coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas de Nilópolis.
A clinica especializada, é mantida com recursos federais em contrapartida da Prefeitura, neste mês, foi publicado em diário oficial a liberação de recurso para a criação de um laboratório de protese, complementando o trabalho especializada que a entidade realiza.
O CEO é parte do programa Brasil Sorridente, e a Baixada Fluminanse ainda não conta com este serviço em todos os municípios.
Por: Tony Ribeiro

27/11/2012

PROJETO DENGUE VIROU CINEMA

O seriado"OS CAÇA MOSQUITOS" é um trabalho desenvolvido pela equipe de teatro do IEC, 
que procura abordar os temas relacionados ao combate a dengue, controle  de   roedores, meio 
ambiente, de maneira divertida.
Dirigido ao público infantil, o seriado conta uma aventura diferente em cada episódio, e no contexto
 geral,   conta a luta de   dois Agentes de   Combate a  Endemias contra o Mosquito da Dengue, os 
agentes Pinel (Val Nascimento)   e  Furreco  (Silvio Rizo)   são na   verdade   dois malandros  que 
vivem controlados   pelo chefe da equipe,   a quem chamam  e Comandante  (Valcir Botelho) que 
usa um outro ACE muito   doido chamado   Zero (Loy Roy)    para e  spionar o trabalho dos dois.
   O grupo que trabalha com a Funasa desde 1991, realiza além do projeto "Dengue Virou Cinema" 
que leva os vídeos até   as escolas do município, peças de teatro orientando a criança em como se 
prevenir contra a dengue. Atualmente com a peça   "A Turminha Caça Dengue",   o grupo pretende 
retornar    no ano    que vem (2013) com a peça   que   deu origem  a série, e que estreou em 91, 
 "Os Caça Mosquitos", numa versão adaptada para o elenco atual.
A escola que se interessar em adquirir gratuitamente os DVDs  do    seriado é só entrar em contato 
com a produção pelo telefone 9631-4229, ou deixe sua mensagem no site http://baixadacultural.org 

14/11/2012

PROGRAMA – SAÚDE DA MULHER   
A Enfermeira Julia e a Coordenadora do programa da mulher Ida de Fátima, nos falam do trabalho realizado pela equipe do PAISMCA.
Entenda como funciona o programa, e quais as dificuldades para realiza-lo.
Por: Tony Ribeiro

12/11/2012

ADOLESCENTES GRÁVIDAS EM NILÓPOLIS   
A Dra. Marilena é uma das coordenadoras do PAISMCA, Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher, Criança e Adolescente.
Ela é Pediatra e sua função é coordenar o Programa de Saúde da Criança
Ela nos fala da importância do trabalho que é realizado para o apoio à grávida adolescente.
Da importância de um gestor sério para elaborar projetos e captar recursos.
Acima de tudo o comprometimento da equipe, que  está sempre pronta pra prestar o atendimento e qualificada.
Por: Tony Ribeiro

09/11/2012

DIA D CONTRA A DENGUE ABRE O “VERÃO” 2013   
          O Coordenador do Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Nilópolis, Emilson Felipe, fala a nossa equipe sobre o projeto do “Dia D Contra a Dengue” no município.
Emilson fala do trabalho que é realizado dia à dia pelas equipes de combate as endemias e         pede a atenção da população para evitar uma epidemia.

          Apesar de se falar em vacinas contra a Dengue ou mesmo sobre uma nova bactéria que promete esterilizar o mosquito contra o vírus, nada ainda está ao nosso alcance, sendo o tratamento realizado a cada semana em sua casa é que pode salvar sua família.

          O tratamento é o que propõe o projeto Dez Minutos por semana contra a Dengue.
Com apenas dez minutos por semana Emilson garante que você pode interromper o ciclo de procriação do mosquito, eliminando em sua casa todo o criadouro de mosquito, em vasos de plantas, ralos ou vasilhas com água acumulada, até pra beber.
Por: Tony Ribeiro

05/11/2012

EMOÇÃO NA DESPEDIDA DE FRANKLIN MONTEIRO   

          Numa despedida emocionada, o Secretário de Saúde de Nilópolis Franklin Monteiro se reuniu com seus Coordenadores de programas, Administradores de Postos de Saúde e da Upa, além de outros auxiliares, na sala de estudos da Secretaria de Saúde.

        Franklin que só deixaria o cargo no final do mandato do Prefeito Sérgio Sessim, entende que já cumpriu sua missão.

            Em onze meses de gestão, prejudicados por um período eleitoral, Franklin conseguiu a conciliação entre as equipes, dando objetivo e foco para todos os grupos, isso associado a um relacionamento de qualidade e a atenção aos apelos de cada grupo.

         Ampliou de 47% pra mais de 70 % o atendimento do programa Saúde da Família, aumentando o número de postos de saúde e agentes comunitários.

          Desenvolveu projetos e captou recursos em volume Record, dentre eles o projeto de reforma estrutural do Hospital Municipal, que mesmo não estando totalmente pronta a obra, já está com a verba garantida e liberada.
Por: Tony Ribeiro
SAÚDE DA CRIANÇA EM NILÓPOLIS   
           A Dra. Marilena trabalha no Paismca e é a Coordenadora do Programa da Saúde da Criança no município de Nilópolis.
     Ela vem trabalhando nessa Coordenação à cerca de cinco anos, e nos fala dos progressos adquiridos dentro da última gestão da secretaria, onde o programa pode contar com o apoio do secretário Franklin Monteiro.
Por: Tony Ribeiro

01/11/2012

BONECOS QUE SALVAM VIDAS   
Poderíamos chamar assim os bonecos do Teatro de Fantoches do IEC de Nilópolis.

Com o teatro de manipulação, o grupo formado por nove Agentes de Combate as Endemias, orienta a população em como se prevenir contra doenças endêmicas.

Atuando desde 2004, o grupo já encenou um vasto repertório, do qual se destacaram cinco peças, cada uma sobre uma doença diferente, orientando principalmente a criançada como se prevenir e como repassar as informação para os pais e outros parentes.

Com duração média de 10 à 15 minutos, as peças são apresentadas nas escolas, igrejas e associações, e podem ser agendadas na própria secretaria de saúde, Rua Alberto Teixeira da Cunha, 154 – Quarto andar - Centro - Nilópolis. (No IEC)

Por: Tony Ribeiro

27/10/2012

VEJA O QUE A CIDADE FAZ CONTRA A DENGUE NESTE VERÃO   

Num curto bate-papo, o Coordenador da Campanha Contra Dengue no município de Nilópolis, contou pra gente como foi sua experiência a frente desta coordenação durante o governo atual e quais suas expectativas para o novo governo que se inicia em janeiro.

Emilson Felipe conta como tem evoluído o trabalho e fala do apoio que tem conseguido do secretário Franklin Monteiro para a campanha de 2012-13 que se inicia com o evento do “Dia D” que acontece na segunda semana de novembro.

Por: Tony Ribeiro

23/10/2012

OS CAÇA MOSQUITOS EM AÇÃO
  

Seriado conta a aventura dos Guardas de Endemias, enrolados para vencer o mosquito da dengue.

Em cada episódio uma aventura diferente, no episódio de hoje vamos ver o combate à fêmea, que na verdade é a verdadeira transmissora da doença.

Por: Tony Ribeiro

16/10/2012

UNASUS USA CEO DE NILÓPOLIS COMO REFERÊNCIA   

A UNASUS, Universidade Aberta do SUS, que oferece cursos de especialização na área de saúde, utilizou o CEO de Nilópolis como referência no material didático da aula de Saúde Bucal.

A matéria que reproduzimos na íntegra em nosso vídeo, se encontra na unidade CD4 e os organizadores do curso são Rodolfo Castro e Kátia Menezes de Souza.

Por: Tony Ribeiro

10/10/2012

DENGUE AMEAÇA O VERÃO 2013   

O elenco do seriado OS CAÇA MOSQUITOS, produzido pelo IEC de Nilópolis em parceria com a ONG Baixada Cultural, andou pelo calçadão de Nilópolis, pesquisando com a população qual o grau de preocupação que eles têm com a possibilidade de epidemia nesse verão.

Por: Tony Ribeiro

08/10/2012


ONDE ESTÁ A OBRA DO HOSPITAL MUNICIPAL?     

E o trabalho não para, o esforço para concluir as obras do HMJK continua, a equipe continua motivada, mesmo depois dos resultados das eleições, a saúde não pode parar, a população de Nilópolis merece um atendimento melhor e esse é o esforço da equipe que compõe a Secretaria Municipal de Saúde.
Concluindo a série que mostra o funcionamento do Hospital Municipal, vamos conhecer a enfermaria e o terceiro andar, onde estão acontecendo as obras.
O ritmo de atendimento do Hospital continua crescendo e felizmente a equipe tem dado conta, com metas bem definidas de entregar a população um hospital de primeiro nível, não só no que diz respeito ao aparelhamento, quanto a humanização do atendimento.
Dr. Alexandre à frente desta equipe está de parabéns por estar conseguindo em tão pouco tempo de gestão, conseguir tanta dedicação de sua equipe, que vai do primeiro acolhimento ao atendimento final, dando ao paciente o melhor conforto.
Com a conclusão das obras, somadas a requalificação do atendimento que já está em prática, o paciente que depender do hospital, e todo o cidadão nilopolitano , poderá ter orgulho do HOSPITAL MUNICIPAL JUSCELINO KUBTISCHEK.

Por: Tony Ribeiro

06/10/2012


HOSPITAL MUNICIPAL ESTÁ ABERTO AO PÚBLICO   
       Continuando a série que investiga se o Hospital Municipal JK está fechado para o atendimento ao público, nossa equipe visitou a parte interna do hospital.
       A movimentação bastante grande mostra que o hospital está em pleno funcionamento, pudemos conhecer as instalações de toda a emergência.
        Dr. Alexandre (diretor da unidade), explica a funcionalidade de cada sala.
      A Ortopedia oferece o segundo maior atendimento da região, perdendo apenas para o Hospital Geral que é a referência em ortopedia.
    Comprovado, quem fala que o HMJK está fechado está mentindo, quer enganar a população e atrapalha o atendimento, porque muita gente deixa de procurar socorro por conta da dúvida e expõe sua vida a risco, procurando atendimento distante.
Por: Tony Ribeiro

02/10/2012


DONA CARMEM – PACIENTE DO MELHOR EM CASA   

Só quem já viveu a experiência pode dizer o que achou.
Dona Carmem é uma dessas pessoas, mineira, mãe de 15 filhos, escolheu Nilópolis para sua segunda terra.
De repente um pico de pressão, coisa que pode acabar com a vida de qualquer pessoa, principalmente de alguém que já acumula pela vida tantas primaveras, outonos, invernos e verões
Atendida às pressas no Hospital Municipal Juscelino Kubitschek, levada pelos filhos, tendo a frente o filho José, que influenciado pelos comentários de que o hospital municipal não estava atendendo, chegou a ter medo de levar sua mãe lá, mas por ser o local mais próximo naquela emergência... .
Surpreso como disse, viu sua mãe ser atendida por uma equipe pronta pra resgatar-lhe a vida, que não mediu esforços. O que era medo se transformou em confiança, e viu que não confiou em vão, sua mãe se recuperou rapidamente do quadro que lhe exigia uma UTI, mas que foi revertido.
E pra surpresa de todos, quando sua mãe passou por uma bateria de exames e teve alta hospitalar, não foi abandonada a sorte, o HMJK colocou-lhe a disposição uma equipe de acompanhamento domiciliar do Programa Melhor em Casa. Hoje dona Carmem está de alta, para acompanhamento pela Clínica da Família e pelo Cardiologista, e sua família feliz em ter de volta a matriarca da família.
Por: Tony Ribeiro

30/09/2012

O ATENDIMENTO NA UPA DE NILÓPOLIS É MUITO DEMORADO?   

       Uma questão muito discutida sobre o atendimento médico é a demora no atendimento.
Depois de conversar com as pessoas que aguardavam na espera da UPA de Nilópolis, nossa equipe identificou que em dez pessoas entrevistadas duas reclamaram da demora.
Por conta disso, fomos conversar com a Enfermeira Chefe da unidade que nos explicou como funciona o sistema.
       O paciente é avaliado por um profissional e identificada a urgência no atendimento ele é encaminhado para a espera.
       Um caso de emergência é atendido de imediato, principalmente se a vida estiver em risco.
      Ainda existem os pacientes que não se enquadram nem no caso de emergência e nem no de urgência, como o caso de quem vai fazer uma leitura de exame ou troca de receita, ou mesmo quem apresenta uma dor de garganta, sintoma leve de resfriado.
Por: Tony Ribeiro

28/09/2012

O HOSPITAL MUNICIPAL
ESTÁ FECHADO OU ABERTO AO PÚBLICO?   

Nas vésperas das eleições de 2012, correm rumores pela cidade de Nilópolis que o Hospital Municipal está fechado. Nossa equipe foi conferir de perto, se isso é verdade ou apenas intriga política.
Tivemos a oportunidade de conversar com o diretor do hospital e alguns pacientes que aguardavam na espera.
Realmente comprovamos que o Hospital está funcionando sim e que o comentário de que o HMJK está fechado é maldoso, sem intenção de ajudar a população que sendo enganada não busca o serviço oferecido pelo município.
Por: Tony Ribeiro

26/09/2012

NILÓPOLIS TRABALHA VÍDEOS
DE ENTRETENIMENTO CONTRA A DENGUE.   


A Equipe de Educação em Saúde (IEC) da SEMUSA em Nilópolis, realiza trabalhos de palestras em escolas, onde educadores experientes conversam com adolescentes e adultos sobre a prevenção contra a Dengue. Par a criançada, o IEC tem o trabalho realizado por uma equipe de teatro, que apresenta a peça TURMINHA CAÇA DENGUE e o grupo de teatro de manipulação com várias peças educativas. Além disso, a equipe de teatro produz um material em vídeo que é exibido nas escolas em telão.
O propósito desses vídeos é despertar no público miúdo o interesse pelo tema, propondo a formação de adultos responsáveis com a questão.
Além das exibições, a intenção é manter uma série de publicações na web, mantendo a audiência desse público, já que nos dias de hoje a criança está muito mais conectada nessa fornmas de mídias.
Por: Tony Ribeiro

24/09/2012

UPA DE NILÓPOLIS
COMO É FEITO O ATENDIMENTO   

        O atendimento na UPA de Nilópolis, segue o protocolo proposto pelo Ministério da Saúde, toda UPA tem que seguir o mesmo protocolo.
Recebido no acolhimento é feita uma triagem baseada na gravidade do quadro do paciente .
      A partir de então ficam definidas as prioridades, e os pacientes mais graves são atendidos primeiro.
          É claro que quem está na espera com uma cólica estomacal, fica impaciente e cobra a rapidez no atendimento, mas o paciente com risco de morrer exige a prioridade.
Será que alguém em sã consciência deixaria de salvar uma vida para atender a um mal estar estomacal?
          No vídeo a Enfermeira Márcia explica com detalhes como tudo isso funciona..

Redação Tony Ribeiro

20/09/2012


UPA DE NILÓPOLIS
O QUE ELES NÃO MOSTRARAM     



        Não conheço ninguém que não tenha uma história triste pra contar sobre o atendimento na saúde no Brasil.
As reclamações e os processos contra os planos de saúde, clínicas e hospitais particulares, se acumulam, em prateleiras e tribunais.
O SUS, não é uma conquista do governo, é uma conquista da população, de movimentos populares iniciados a trinta anos, que vieram se arrastando através dos anos, somando benefícios.
Só quem não conhece a verdade é que consegue desmerecer a luta de tantos brasileiros que dedicaram suas vidas ao ideal sanitário de construir o Sistema Único de Saúde.
Países do primeiro mundo vieram aprender a experiência de nosso povo para adapta-la as suas realidades.
A UPA, é um equipamento que faz parte dessa conquista, e a UPA de Nilópolis tem recebido elogios pela qualidade de seus atendimentos.
Pela agilidade no atendimento, tendo um dos menores tempos de espera dentre as UPAs de todo o Estado do Rio de Janeiro.

Veja no vídeo o que as pessoas realmente falam sobre o atendimento médico da UPA.


Redação Tony Ribeiro

17/09/2012



Este agradecimento ao trabalho do Hospital Municipal Juscelino Kubitschek, foi publicado no Jornal A Voz dos Municípios de sexta feita, dia 14/09/2012, refere-se à internação da Sra. Carmem, lembrei-me deste caso, a família estava preocupada em deixar sua matriarca no Hospital, devido aos boatos maldosos que estão sendo repetidamente veiculado, por dezenas de carros de som, nas ruas de Nilópolis. O caso estava sendo conduzido pela equipe médica, mas a família insistia na transferência, solicitamos a transferência, a família foi ao fórum e foi expedido um mandado judicial para transferir a Sra. Carmem para uma UTI. Durante a espera por uma vaga, regulada pela Central de Regulação Estadual, a Sra. Carmem evoluiu positivamente ao tratamento e não foi necessária a transferência. O resultado a família relata no agradecimento.
Parabéns a competente equipe do Hospital Municipal Juscelino Kubitschek, que Deus os abençoe e proteja!

02/09/2012


ORIENTAÇÃO A GESTANTES DE GÊMEOS   

     A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria de Saúde, realiza no próximo dia 4, terça-feira, às 14h, um encontro para as futuras mamães de gêmeos.
    O evento, que vai acontecer na sala 307, da sede da secretaria, que fica na Rua Alberto Teixeira da Cunha, 154, no Centro, tem como assunto as técnicas para amamentação de gêmeos e cuidados em geral.
    “É importante a presença de cada mamãe a fim de esclarecer todas as dúvidas que surgem na gestação de gêmeos”, disse o secretário de Saúde Franklin Monteiro.
Fonte: Site da Prefeitura de Nilópolis

28/08/2012



PROGRAMA DE PREVENÇÃO CONTRA A TUBERCULOSE   

O Programa de Prevenção Contra Tuberculose atende gratuitamente a qualquer paciente, aos primeiro sintomas procure o Posto de Saúde mais próximo de sua casa.

É importante saber que a Tuberculose tem cura, e duas semanas depois que é iniciado o tratamento, o paciente não é mais transmissor.

A doença é transmitida pelo ar, portanto é importante que sua casa seja bem arejada e iluminada pelo sol.

Importante saber que a tuberculose é uma doença transmitida por bactéria específica, logo, nenhuma outra doença pode virar tuberculose, o que ocorre é que com a imunidade baixa por motivo de uma outra doença o paciente fica mais vulnerável em caso de contato.

É fundamental o apoio da família, para que o paciente não abandone o tratamento sem orientação médica, nesse caso sim, a doença não tem cura e é fatal.

Por: Tony Ribeiro

25/08/2012

UPA COMEMORA 100.000 ATENDIMENTOS
NESTE DOMINGO DIA 26-08



Mais uma vitória!

Prestes a realizar o 100.000º atendimento (até as 15:00h de hoje tinhamos relizado 99.896 atendimentos desde a inauguração) a UPA 24h de Nilópolis foi qualificada pelo Governo Federal, com mais recursos podemos ampliar ainda mais nossa qualidade.

23/08/2012



COMO FUNCIONA O CAPS AD?   

Os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), podem ser de tipo I, II, III, Álcool e Drogas (CAPS AD) e Infanto-juvenil (CAPSi), Municípios com mais de 70.000 a 200.000 habitantes estão habilitados a criar um - CAPS II, CAPS AD e rede básica com ações de saúde mental .

Nilópolis, inaugurou no dia 13 de agosto deste ano seu CAPS AD, unidade especializada em Álcool e Drogas.

Mesmo sem uma aparelhagem apropriada para o atendimento AD, Nilópolis vem realizando esse trabalho à pelo menos 22 anos. Agora a equipe se sente realizada em poder atender melhor a clientela dessa natureza.

O CAPS AD, fica na Av. Mirandela, 580 e o interessado não precisa de encaminhamento médico, basta chegar até a sede e se inscrever no programa..

Por: Tony Ribeiro

21/08/2012


SAÚDE - DESFILE CÍVICO EM NILÓPOLIS   

        Na comemoração dos 65 anos de emancipação do município de Nilópolis, além da série de eventos populares que aconteceram em vários pontos da cidade, principalmente na praça de eventos, trazendo bandas pop como J. Quest, que se apresentou no primeiro dia, Sorriso Maroto, bandas locais e artistas da música Gospel, neste feriado do dia 21, a prefeitura organizou um magnífico desfile cívico, onde as escolas do município contaram ano à ano a história da cidade.

       As Secretarias Municipais deram demonstração de suas atividades, mostrando que nesta gestão, todos tiveram muita criatividade e desenvolveram projetos de extrema importância para a população da cidade.

        A Secretaria de Saúde, administrada pelo Secretário Franklin Monteiro, fez um desfile magnífico, mostrando em detalhes o desenvolvimento de cada programa de saúde implantado no município, e mostrando mais uma vez com tem sido o atendimento no Hospital Municipal JK. Um compacto do desfile da Saúde pode ser visto no nosso vídeo.

Redação: Tony Ribeiro

20/08/2012

NILÓPOLIS 65 ANOS
PARABÉNS POVO NILOPOLITANO.   

As festividades em comemoração aos 65 anos de Nilópolis não param. Na próxima terça, 21 de agosto, data em que se comemora o aniversário da cidade, a Avenida Mirandela, no Centro vai receber, a partir das 7 horas, o esperado Desfile Cívico.
Realizado pela prefeitura, o evento é um dos pontos altos da comemoração do aniversário da cidade e será iniciado com a tradicional cerimônia de hasteamento das bandeiras em frente ao prédio da Prefeitura.
Participarão do Desfile Cívico, bandas militares e fanfarras de Nilópolis e de municípios vizinhos; o efetivo da Guarda Municipal; escolas das redes municipal e estadual de ensino; instituições e entidades não governamentais, além de todos os departamentos e secretarias da Prefeitura de Nilópolis, que prometem muitas surpresas para o público.
Por: Superintendência de Propaganda e Marketing

17/08/2012


O QUE É UM CAPS AD ?
(Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas)   


      O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas em Nilópolis, é um anseio da população há muitos anos, à cerca de 22 anos, o serviço de atenção ao usuário de álcool e drogas vem acontecendo de maneira informal .
      O CAPS AD, atende exclusivamente ao paciente usuário de Álcool ou outro tipo de droga, oferecendo um acolhimento com características específicas.
      Um aspecto importante do CAPS AD, é a forma de entender a realidade do paciente, observando o aspecto clínico, sem julgamento de conduta ou criticas pessoas.
      O objetivo é oferecer oportunidade de recuperação a qualquer paciente interessado no tratamento proposto.
      Além de um espaço físico bem acolhedor, o CAPS AD, dispõe de uma equipe formada por dois psiquiatras, um clinico geral, enfermeiros, psicólogos, oficineiros, terapeutas ocupacionais e educador físico.
    O interessado no tratamento, não depende de encaminhamento médico, podendo o próprio se dirigir a unidade e solicitar o atendimento..
      Dirigido pela Psicóloga Adela Carneiro, o CAPS AD é uma realização de um sonho, a muito tempo sonhado pela população de Nilópolis, que veio se concretizar na gestão do atual Governo, através da alavancada que o Governo deu na área da Saúde, com a entrada do novo secretário Franklin Monteiro.
Redação Tony Ribeiro

14/08/2012


CAPS AD UMA REALIDADE
(Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas)  
 

No dia 13 de agosto do corrente a Cidade de Nilópolis ganhou mais um reforço no combate a Dependência Química, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas ou simplesmente CAPS AD foi inaugurado.
Esta unidade de saúde é especializada em atender os dependentes de álcool e outras drogas, dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do “paciente” sem priva-lo de sua liberdade, buscando sua reinserção social.
O CAPS AD oferece atendimento diário aqueles que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, e permite neste sentido o planejar terapêutico dentro de uma visão individualizada de evolução contínua.
Esta unidade contará com uma Equipe Multidisciplinar de profissionais qualificados formada por Psiquiatras, Psicólogos, Assistentes Sociais, Terapeutas Ocupacionais, Enfermeiros, Professores de Educação Física entre outros.
Todos os encaminhamentos deverão partir das Unidades de Saúde da região, ou mesmo o paciente poderá chegar ao CAPS AD através de demanda espontânea, pois cada profissional da equipe está voltado a deixar de lado a “visão de holofote”, que focaliza apenas uma parte da cena, buscando o olhar em todo o seu conjunto, oferecendo assim, um acolhimento, um atendimento mais humanitário.
No CAPS AD serão oferecidas atividades recreativas, educativas, profissionalizantes e atividades físicas, buscando sempre proporcionar a mudança de comportamento e, conseqüentemente, melhorar a qualidade de vida dos usuários. Neste espaço, ainda, estão previstas palestras educativas por toda equipe, psicoterapias de grupo e individual e sessões de psicoterapia familiar.
A problemática do Álcool e outras Drogas se insere na área da saúde pública manifestando-se sem distinção de classe social, sexo, idade ou nível de instrução, apresentando como consequências, custos sociais e econômicos bastante elevados, por isto e por muitos mais, parabéns ao governo que mais uma vez demonstrou sua preocupação com o povo.

O CAPS AD NOVOS TEMPOS, fica na Av. Mirandela nº  580, centro de Nilópolis próximo a Praça Orlando Hungria (Antiga Pç. dos Estudantes)
A Direção da Unidade é de Adela Carneiro e o Programa de Saúde Mental é Coordenado  por Josiane Bonadiman.




Redação Henrique Cocenza

09/08/2012

SECRETARIA DE SAÚDE SE PREPARA PARA DESFILE
COMEMORATIVO DO ANIVERSÁRIO DE NILÓPOLIS   

A Secretaria Municipal de Saúde de Nilópolis se prepara para o desfile Cívico dia 21 de agosto em comemoração ao aniversário da cidade.

O Superintendente de Programas, Dr. Paulo Cesar, se reuniu nesta terça-feira dia 07 de agosto, com os coordenadores dos programas desenvolvidos pela Secretaria para definir a apresentação no desfile organizado pela Secretaria de Educação.

No vídeo, você acompanha parte da reunião feita pelo Superintendente com o IEC, equipe responsável pela organização da Secretaria no evento.
Redação Tony Ribeiro

08/08/2012


SECRETÁRIO PRESTA ESCLARECIMENTOS AO CONSELHO DE SEGURANÇA NA CÂMARA, SOBRE AS OBRAS DO HOSPITAL MUNICIPAL JUSCELINO KUBITSCHEK

Na terceira parte da Audiência Publica, concedida pelo Secretário de Saúde Franklin Monteiro ao Conselho de Segurança na Câmera de Vereadores de Nilópolis, ele mostrou o desenvolvimento de todas as etapas da obra do Hospital Municipal JK, e garantiu que o novo Hospital será um orgulho para o povo nilopolitano.

A reforma total vai custar mais de Dez Milhões de Reais e foi dividida em quatro etapas, das quais a primeira já está em andamento com mais de 50% concluídos e o restante com os recursos garantidos.

A ideia é reinventar o Hospital Municipal Juscelino Kubitschek e ainda acrescentar um novo bloco(prédio), a previsão é que as duas primeiras fases da reforma do hospital estejam concluídas até dezembro deste ano.

É importante dizer ainda, que apesar dos boatos, o HMJK continua funcionando e atendendo a todos os casos de urgência e emergência, inclusive os ortopédicos. As gestantes estão sendo encaminhados para o Hospital Estadual da MÃE e Hospital Estadual de Nilópolis, através de uma parceria com o Governo Estadual, mas segundo Monteiro, nossa maternidade reinaugurará em grande estilo, oferecendo um atendimento invejável até pelos hospitais particulares.
Redação Tony Ribeiro

07/08/2012

O QUE O POVO FALA SOBRE O ATENDIMENTO
NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE MANOEL REIS.   

        Uma visita ao Posto de Saúde Manoel Reis, para que as pessoas possam conhecer melhor e ver a opinião de pacientes que usam os serviços do posto.

O posto inaugurado em dezembro de 2011 é o mais novo da rede e do mesmo modo que os que estão em fase de acabamento para inauguração, atende as especificações recomendadas pelo SUS.

      O surpreendente é que olhando de fora a Unidade Básica de Saúde Manoel Reis parece pequeno, mas quando você entra, percebe que a quantidade de consultórios atende com boa margem a demanda imposta pela comunidade.
Redação Tony Ribeiro

06/08/2012


O HOSPITAL MUNICIPAL JK
PAROU DE FUNCIONAR OU NÃO?   


        Dando continuidade ao vídeo, onde o Secretário de Saúde Franklin Monteiro presta esclarecimentos na Câmara de Vereadores de Nilópolis sobre as denúncias de fechamento do Hospital Municipal.

Tomamos conhecimento de detalhes sobre o andamento das obras, e pudemos verificar que realmente o hospital continua funcionando quase que normalmente, o que parou na verdade é a maternidade, parou para as reformas necessárias.

      A Secretária de Obras Patrícia Ferreira Abdalla, esteve presente e complementou as informações sobre o andamento das obras e sobre os recursos captados do Governo Estadual para garantir o progresso dos trabalhos.
Redação Tony Ribeiro

03/08/2012



SECRETÁRIO PRESTA ESCLARECIMENTOS
NA CÂMARA DE VEREADORES DE NILÓPOLIS   

        Convidado pelo Conselho de Segurança da Câmara de Vereadores de Nilópolis, o Secretário Municipal de Saúde Franklin Monteiro, apresentou explicações sobre o que está acontecendo verdadeiramente no Hospital Municipal JK.

Conforme explicou o presidente do Conselho na abertura dos trabalhos, o convite foi feito mediante a denuncias de que o Hospital Municipal estaria fechado, privando a comunidade nilopolitana e das cidades vizinhas, do atendimento médico necessário.

      O Secretário utilizando de internet, mostrou a todos os presentes, incluindo jornalistas e blogueiros de Nilópolis, dados do atendimento, mostrando os resultados em tempo real, provando que o funcionamento do hospital é fato.


      Aproveitando a oportunidade Franklin apresentou um histórico das fontes de captação de recursos para a realização das obras em andamento.

Ficou bem claro que quem fala que o Hospital Municipal não está funcionando, ou fala por falta de conhecimento, ou mente na intenção de manipular a opinião dos menos informados, por alguma intenção que poderia ser qualificada no mínimo de má fé.
Redação Tony Ribeiro

27/07/2012


O “HOME CARE” DOS PLANOS DE SAÚDE  DA Z. SUL E OESTE DO RIO
É O “MELHOR EM CASA” DA REDE PÚBLICA, RESPEITO COM O USUÁRIO DO SUS 
 

        A Prefeitura de Nilópolis através da Secretaria de Saúde lançou no último dia 2 o Programa “Melhor em Casa”, promovendo a desospitalização dos pacientes que tem condições de ser mais bem cuidados em casa. “O intuito é proporcionar um tratamento humanizado, no qual eles têm a oportunidade de diminuir os riscos de infecções” disse o secretário de saúde Franklin Monteiro.
     Esse programa foi apresentado ao Ministério da saúde pelo Município, sendo aprovado e liberado o funcionamento do mesmo. O objetivo é propor o cuidado multiprofissional aos pacientes, aumentando a rotatividade dos leitos hospitalares, a qualificação e humanização do cuidado no conforto do domicílio e perto da família.
    A equipe é formada, prioritariamente, por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais, que poderão atender, em média, 60 pacientes, e o atendimento são feito durante toda a semana, 12 horas por dia, podendo acontecer, também, nos finais de semana e feriados.
        Idosos, pessoas com necessidade de reabilitação motora, pacientes crônicos e seu agravamento ou em situação pós-cirurgica do Hospital Juscelino Kubitschek, UPA 24h e o Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans, por exemplo, poderão ser inseridos no Melhor em Casa e ter toda a assistência em seus lares, recebendo cuidados mais próximos de seus familiares. 
       Marcelo Barbosa, responsável técnico do programa, explica que o processo começa através de uma ficha de solicitação de avaliação preenchida por médicos ou enfermeiros do local em que o paciente se encontra, a partir desta, a equipe vai até o local fazer uma avaliação com a família, se há um familiar em condições para aprender a cuidar do paciente, e também verificam se a residência do mesmo atende aos requisitos básicos para receber um leito hospitalar. Todo esse processo é feito num prazo de 2 dias, dependendo do caso a pessoa vai para a sua casa no mesmo dia. “O número de visitas varia de acordo com a necessidade de cada paciente. Após receber alta, o paciente é encaminhado a Estratégia de Saúde da Família” disse Marcelo.
        Atualmente o programa está atendendo 29 (vinte e nove) pacientes, sendo a maioria deles, idosos com sequelas de AVC e outros agravos. 


Foto de  Atendimento em Nilópolis:  

Filha da paciente: Luzia Glória Passos
Paciente: Iva da Silva e Silva 
Médica: Louise Pimenta de Castro Mota  Enfermeiro: Cláudio Alves de Farias
Técnicas de enfermagem: Viviane Souza do N. Fernandes Barboza /  Tatiana Weshey Diniz Gonçalves




20/07/2012


CONHEÇA O POSTO DO BAIRRO NOVO HORIZONTE
ANTES DAS REFORMAS   

        Nossa equipe esteve visitando o Posto de Saúde do Bairro Novo Horizonte, pra conhecer como o posto funciona, suas instalações o atendimento.

Tivemos a oportunidade de conversar com alguns pacientes que colocaram sua opinião sobre a qualidade do serviço oferecido.

      Nosso objetivo é poder comparar o trabalho que é realizado hoje, com o que será oferecido depois que o posto passar pela reforma prevista.


      Segundo o Secretário de Saúde Franklin Monteiro, todos os postos de saúde de Nilópolis passaram por reformas ainda este ano, a tarefa será dividida em duas etapas e na primeira está incluída a reforma do posto Novo Horizonte que já está prestes a dar início as obras.

Com as nova instalações, o posto receberá maior quantidade de consultórios agilizando o atendimento.
Redação Tony Ribeiro

18/07/2012



OFICINA DE MULHERES - TERAPIA OCUPACIONAL NO POSTO DE SAÚDE DO BAIRRO NOVO HORIZONTE
        Essa é a realidade que encontramos hoje no posto de Saúde do Bairro Novo Horizonte, em uma sala no fundo do posto, reúnem-se um grupo de mulheres que pra vencer a depressão, a solidão e outros problemas causados pela idade.
       A arma dessas mulheres é o artesanato e a descontração. Com pincel e tinta elas transformam pedaços de trapo em belos panos de prato, lenços, toalhas.  Com linha e agulhas fazem bordados e transformam o dia a dia em uma coisa prazerosa e de valorização da auto estima.
          O grupo há cerca de 12 anos se reúne toda terça quarta e quinta, e para fazer parte, basta chegar,  dizer o que quer aprender ou o que sabe ensinar e imediatamente é acolhida pelo grupo que está sempre disposto a trocar informações.
               O local é no Posto de Saúde do Bairro Novo Horizonte e o horário é de 14 às 17 horas.



Redação Tony Ribeiro

16/07/2012



PROJETO ENVOLVE ALUNOS EM TRABALHO DE PREVENÇÃO EM SAÚDE   
        A Secretaria de Saúde, através do IEC, vai realizar debates com alunos da rede escolar, para despertar o interesse pelos temas, e para a estimular a prevenção.

Alguns temas que preocupam a população, como o uso de drogas, álcool, cigarros etc. Gravidez na adolescência serão debatidos com adolescentes.

      Temas como higiene pessoal, alimentação e comportamento terão como foco alunos de menos idade, crianças até 12 anos.

      O objetivo é que com os debates, os alunos envolvidos se comprometam com as propostas discutidas e com isso possa aumentar a prevenção contra reincidência dos casos.

No vídeo temos um exemplo de um projeto piloto que demonstra o quanto os alunos se interessam em participar, claro que tudo depende do apoio da direção da escola, sem essa parceria fica impossível se desenvolver qualquer tarefa..
Redação Tony Ribeiro

11/07/2012


EMPAREDARAM O POSTO DE SAÚDE DO BAIRRO PAIOL   
        A população não está entendendo nada do que está acontecendo no Posto de Saúde do Bairro Paiol.

Tem gente falando que posto vai acabar... Que vai virar DPO, já falaram uma montoeira de coisas, mas ninguém sabe ao certo o que está acontecendo.

      Afinal, já teve até imprensa falando que aquilo virou favela...

      Nossa equipe conversou com o Secretário de saúde Franklin Monteiro, e com a Administradora do Posto de Saúde do Bairro Paiol, Dayene Santana, pra entender o que tem de verdade nisso tudo.

Pelo que pudemos ver na visita que fizemos ao posto, o atendimento não foi prejudicado pela obra e os usuários do serviço, (as pessoas que estão sendo acompanhadas pelo posto) só elogiaram o atendimento, inclusive quando questionados sobre a obra, todos demonstraram compreensão.

Porque a obra está acontecendo?

       O objetivo da obra é adequar o Posto ao modelo proposto pelo SUS, (quatro postos estão passando por essa obra, veja na matéria anterior) aumentando a quantidade de consultórios e trazendo novos equipamentos além de aumentar o quadro de profissionais.

        No vídeo de hoje você vai poder entender direitinho o que está acontecendo, assista e tire suas dúvidas, se ainda assim houver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo que vamos tentar responder.
Redação Tony Ribeiro

10/07/2012




E OS POSTOS DE SAÚDE? O SECRETÁRIO RESPONDE   
        Neste vídeo, o Secretário de Saúde de Nilópolis, Franklin Monteiro, explica detalhadamente a reforma que beneficiará os Postos de Saúde de Nilópolis.

As reformas atendem ao padrão estabelecido pelo SUS, em equipamento, estrutura física e equipe médica, para o atendimento a família.

      O programa visa desenvolver uma relação humanizada entre a Saúde Pública e o cidadão.


      O projeto levará cerca de 90 dias para ser concluído. Acompanhe essa transformação, visite o seu PS e faça a comparação depois.


Redação Tony Ribeiro

08/07/2012


PROJETO PRETENDE DEBATER COM ALUNOS
TEMAS DE PREVENÇÃO EM SAÚDE   

        A exemplo do trabalho desenvolvido no vídeo, a Secretaria de Saúde atraves do IEC, pretende realizar uma série de debates envolvendo crianças e adolescentes, de modo que eles percebam a importância de se buscar a prevenção contra doenças.
Os temas serão dividos conforme a faixa etária e o trabalho acontecerá em diversas unidades escolares.

Assuntos de maior relevância para adolescentes, serão abordados com grupos de faixa etária compatível, criando um ambiente satisfatório como pode ser percebido no vídeo.

      A princípio as escolas serão convidadas pela produção do projeto, mas nada impede que qualquer escola, seja da rede pública ou privada possa participar, basta entrar em contato com a nossa redação ou mesmo deixar mensagem no final da matéria.


Redação Tony Ribeiro

03/07/2012


INAUGURADO O CENTRO DE ESPECIALIDADES
ODONTOLÓGICAS DO MUNICÍPIO DE NILÓPOLIS   

        Prefeitura de Nilópolis inaugura Centro de Especializações Odontológicas, para atender a população com serviços só encontrados em consultórios privados.
Apesar do avanço na prevenção e controle da saúde bucal, a situação de adolescentes, adultos e idosos ainda está entre as piores do mundo, segundo informações do Ministério da Saúde.

     Visando modificar esse quadro, e oferecer acesso as populações de menor recurso, o Governo Federal desenvolveu o programa denominado Brasil Sorridente, que em parceria com o município oferece estrutura para o atendimento odontológico.

     Surge assim o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, que inaugurou suas instalações em Nilópolis nesta Segunda feira dia 2 as 10h, o evento contou com a presença do Secretário de saúde Franklin Monteiro, do Vice prefeito Osvaldo Costa Ratinho e da Primeira dama Sonia Sessim, a Direção da Unidade ficará ao encargo da Drª Iara Farranhos.

   Os Centros de especialidades Odontológicas estão preparados para oferecer à população, no mínimo, os seguintes serviços:

• Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca.
• Periodontia especializada
• Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros
• Endodontia
• Atendimento a portadores de necessidades especiais

     O tratamento oferecido no Centro de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pelas equipes de saúde bucal, que atendem no Posto de Saúde do seu bairro. Hoje a saúde bucal funciona no Posto do Centro, ao lado do SAMU, no Posto de Saúde do bairro do Cabral e no Posto de Saúde do bairro de Nova Olinda, até o final deste mês de julho, a saúde bucal estará funcionando também nos Postos de Saúde dos Bairros do Paiol e de NSa. de Fátima.

     Ao lado do câncer de boca, a ausência de dentes é um dos mais graves problemas da saúde bucal no Brasil. Hoje 75% dos idosos são desdentados. Entre adultos com idade de 30 a 44 anos esse índice é de 30%.O Ministério da Saúde registra, ainda, um total de 5 mil adolescentes desdentados sem prótese na boca. Estima-se que 8 milhões de pessoa precisam de prótese dentária no país, vamos tirar Nilópolis dessa estatística.
Fonte: MS

Redação Tony Ribeiro

01/07/2012


ENTRA EM FUNCIONAMENTO O PROJETO CEO   
        A Prefeitura de Nilópolis, em parceria com o Governo Federal, implantou no município, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que tem como objetivo garantir a saúde bucal do cidadão Nilopolitano.

        As instalações do CEO estarão em funcionamento a partir desta Segunda-feira dia 02.

O paciente com problemas odontológicos deve procurar os postos de saúde dos bairros Centro, Nova Olinda e Cabral e findado os recursos do atendimento preventivo, o mesmo será encaminhado para o CEO, que concede um tratamento mais complexo. Com inauguração prevista para este mês, o programa ainda conta com dentistas especializados em pediatria, que vão atender a bebes até dois anos de idade. ”As mães devem buscar atendimento para seus filhos desde os primeiros meses de vida, garantindo uma dentição sadia”, alerta o Dr. Nilson Cardoso, cirurgião odontólogo.

        Ainda no mês de julho, entrarão em funcionamento os consultórios odontológicos do programa saúde bucal dos bairros do Paiol e da Chatuba.

        O CEO que funcionará de segunda a sexta, de 8 às 17h. Confira abaixo o endereço dos postos de saúde que fazem a triagem para o Centro de Especialidades Odontológicas:

      Centro de Saúde Doutor Jorge David - Av. Getúlio Vargas, 1566, Centro. Posto de Saúde Nova Olinda - Rua Amadeu Lara, s/nº, Olinda. Posto de Atendimento Médico e Sanitário Dr. Jacob Sessim - Rua Rondon Gonçalves, s/nº, Cabral.
Fonte: Site da PMN -  Redação Tony Ribeiro

28/06/2012



POSTO DE SAÚDE DA CHATUBA DE NILÓPOLIS   
        O Posto de Saúde Dr. Armando Augusto Almeida é a unidade de saúde do município de Nilópolis que atende ao bairro Nossa Senhora de Fátima, conhecido como Bairro Chatuba.

        O Posto oferece atendimento ambulatorial diariamente, Clinica Média, vacinas, PSF (ESF), pediatria de terça à sexta-feira, PSF todos os dias, Clinica Médica as Quartas-feiras.

        O Posto está ganhando uma grande quantidade de consultórios que vai aumentar a oferta de atendimento para a população.

      No vídeo você vai conhecer melhor o posto e entender como utilizar melhor o serviço para o bem de sua família, outra coisa importante é que o posto já dispõe do serviço de informatização em rede, podendo fazer o encaminhamento de pacientes para as unidades que ofereçam os serviços que aqui não estejam disponíveis.
Redação Tony Ribeiro

25/06/2012



HANSENÍESE TEM CURA, PROCURE UM POSTO DE SAÚDE   
        A Hanseníase é uma doença muito conhecida no Brasil, principalmente pelo fato dela existir a muitos séculos. Ela  pode ser detectada facilmente mas o tempo de encubação é muito grande, de 3 a 5 anos.

        Se proliferando nos órgãos como a pele e nervos, em alguns casos ela pode atacar até os testículos, olhos e até o fígado. A hanseníase já foi conhecida por vários nomes populares como mal-de-lázaro, mal-de-sangue e lepra. Ela é causada pelo micróbio Bacilo de Hansen.

        Não é facilmente contagiosa, apesar de ser contraída pelo ar. Felizmente a maioria das pessoas são resistentes ao micróbio, é comprovado que 95% de pessoas em contato com o micróbio não contraem a doença, e em algumas pessoas infectadas a doença nem se desenvolve.

      O contagio não ocorre com um simples contato entre pessoas (contato social), mais que isso, para se transmitir a doença é preciso ter um contato mais intimo por mais de uma vez.

        Um dos sintomas mais populares são os aparecimentos de manchas esbranquiçadas e avermelhadas pelo corpo, essas manchas normalmente são dormentes, inchaços, caroços ou até dor nas articulações e músculos também podem ser sintomas.


        Nariz seco e com feridas e até com secreções de sangue pode aparecer. O tratamento é bem fácil de fazer, mais é claro que isso se você levar a serio o tratamento do começo ao fim. Ele é feito a base de medicamentos, no qual também pode depender do tipo de Hanseníase que você tenha, o tratamento pode levar de 6 a 12 meses, e ele é totalmente tranquilo.
A Secretaria de Saúde de Nilópolis tem programa específico para prevenção e tratamento, Diante de qualquer sintoma procure o Posto de Saúde mais próximo de sua casa.

Vídeo mediclik texto compilado do site Dicas Diárias - Redação Tony Ribeiro

21/06/2012


BOLSA FAMÍLIA: PRAZO PARA O 
ACOMPANHAMENTO DA SAÚDE É PRORROGADO     
        Foi prorrogado até o 27 deste mês, o prazo para os beneficiários do Programa Bolsa Família fazerem o Acompanhamento da Saúde referente a 1ª vigência de 2012. Para tanto é necessário levar ao Posto de Saúde, mais próximo de casa, crianças de 0 a 7 anos e mulheres de 14 a 44 anos para realizarem este acompanhamento e evitar assim o bloqueio do benefício.

        As contrapartidas estimulam o aumento da escolarização e a melhoria na saúde da população pobre, contribuindo para o desenvolvimento e a inclusão social das famílias. Por isso, a atuação articulada entre a área de saúde e a gestão municipal do Bolsa Família é fundamental para aumentar o índice de acompanhamento. No segundo semestre de 2011, o percentual chegou a 71% do total das famílias no perfil. O desrespeito à contrapartida exigida pelo programa por cinco vezes resulta no cancelamento do benefício, segundo a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

       
Confira a lista dos Postos de Saúde em Nilópolis

Centro de Saúde Doutor Jorge David -
Av. Getúlio Vargas, 1566, Centro.

Unidade de Saúde da Família MANOEL REIS - 
Rua Antonio João Mendonça, s/n

Posto de Saúde Dr. Armando Augusto de Almeida -
Rua Marques Canário, 940, Nossa Senhora de Fátima.

Posto de Saúde Dorvil Almeida Lacerda -
Rua José Couto Guimarães, 1299, Paiol.

Posto Antônio Albuquerque Machado -
Rua Mário Valadares, s/nº, Novo Horizonte.

Posto de Saúde Nova Olinda -
Rua Amadeu Lara, s/nº, Olinda.

Posto de Atendimento Médico e Sanitário do Cabral -
Rua Rondon Gonçalves, s/nº, Cabral.

Posto de Saúde Frigorifico -
Rua José Martins, s/nº, Frigorifico.

Posto Médico Rosa Maria Perez -
Praça José Bonifácio, s/nº, Nova Cidade.